Arregaça vai ter Plano de Pormenor para ser requalificada
“Um diamante em bruto”, palavras de Ana Bastos, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra sobre a zona da cidade que está entre a Rua do Brasil e a Avenida da Lousã. Com MetroBus surge oportunidade para reabilitar aquela zona da cidade de Coimbra.
Na preleção inicial de antes da ordem do dia da reunião de Câmara de dia 7 de outubro, Ana Bastos esclareceu que “se pretende criar uma estrutura viária coerente e funcional que permita acomodar o desenvolvimento urbanístico de zonas desorganizadas e degradadas” no vale da Arregaça.
O Plano de Pormenor da Arregaça está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal e abrange o espaço verde, mas também a zona já edificada.
Com o Sistema de Mobilidade do Mondego a funcionar, a Arregaça ganha “um novo potencial de desenvolvimento”. A intenção da Câmara Municipal não é desprovida de dificuldades e precisa da concordância dos habitantes para derrubar alguns dos muros que dão para o canal do MetroBus.
De acordo com vereadora, “a ligação pedonal entre as estações e os principais polos de geração/atração têm sido fonte de preocupação”.
A via rodoviária prevista no Plano Diretor Municipal de 1994 não se vai concretizar. Antes dará lugar a um circuito pedonal para acesso alternativo aos colégios da zona. O estudo aguarda parecer dos colégios para ser submetido à apreciação do executivo.
Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra