[object Object]
05.10.2024POR Gabriela Fernandes

SOS Estudante destaca o impacto das festas académicas na saúde mental dos jovens

SOS Estudante não se encontra contactável durante a Festa das Latas de Coimbra. Rita Neves avança que, durante as festas académicas, o número de chamadas para a linha de apoio é maior.

No passado dia 4 de Outubro, sexta-feira, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC)  esteve na Praça da Canção à conversa com o SOS Estudante.

O SOS Estudante é uma linha de apoio composta por estudantes do ensino superior. O seu funcionamento normal é das 20h às 1h todos os dias. 

No entanto, segundo Rita Neves, presidente do SOS Estudante, com a pausa no calendário escolar para a Festa das Latas de Coimbra, a linha encontra-se indisponível. A mesma completa dizendo que é importante haver esta paragem nas atividades da linha para que os voluntários possam descansar  e aproveitar a festividade.

Visto que o SOS Estudante não está contactável, a representante explica que há outras linhas que podem ser contactadas, como o telefone da amizade e a SOS voz amiga.

Rita Neves afirma que o objetivo do SOS Estudante na Festa das Latas de Coimbra é divulgar o seu projeto e tentar recrutar voluntários.

De acordo com a presidente, o número de chamadas após as festas académicas é maior. A mesma explica que os jovens nestes dias estão em constante exposição a estimulantes como o álcool e as drogas e que após as festividades se sentem sozinhos.

Rita Neves pede aos jovens que tenham moderação no contacto com substâncias e que comuniquem com pessoas próximas para que não se sintam sozinhas.

PARTILHAR: