Fan-Farra Académica de Coimbra realça importância da tradição na Festa das Latas
Fan-Farra Académica de Coimbra reconhece a falta de adesão da comunidade estudantil às atuações dos grupos académicos. A descaracterização e a perda das tradições preocupam os grupos.
No terceiro dia da Festa das Latas e Imposição de Insígnias de 2024, Eurico Figueiredo, membro da Fan-Farra Académica de Coimbra, esteve à conversa com a RUC. Na noite em que a Fan-Farra fechou o recinto, as expectativas foram de se criar um ambiente de “alegria, folia e fanfarra”, naquela que é a festa de acolhimento aos recém-chegados à Cidade dos Estudantes.
Apesar da pouca adesão nos últimos concertos da madrugada, Eurico afirma ter uma “frontline” empenhada. O membro do grupo aponta para a tendência de degradação da tradição coimbrã. Releva também, a falta de atenção que os grupos académicos costumam ter, e que tem vindo a diminuir nos últimos anos.
A Fan-Farra vai participar num festival que remete às origens do grupo académico, de 5 a 8 de dezembro. Para além disso, trabalham agora num documentário sobre as transformações sociais, políticas e académicas da cidade de Coimbra, e da sociedade portuguesa.