Imagem principal
03.10.2024POR Margarida Santos

“Palestina Livre! Paz no Médio Oriente”: lema da Jornada Nacional de Solidariedade que desfilou por Coimbra

Manifestantes marcharam, no passado dia 2 de outubro, desde a Avenida Fernão de Magalhães até à Praça 8 de Maio, pelo fim da guerra no Médio Oriente.

Coimbra viu desfilar, esta quarta-feira, pelas 17 horas, a Jornada Nacional de Solidariedade com o lema: “Palestina Livre! Paz no Médio Oriente”. Esta iniciativa provém da união do “Projecto Ruído – Associação Juvenil”, com o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), Movimento Pelos Direitos Do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e a União dos Sindicatos de Coimbra.

De acordo com Marta Santos, representante do Projecto Ruído, o grande objetivo desta ação, devido à atualidade do conflito, é lutar por um cessar-fogo e pela paz em todo o Médio Oriente. Marta reforça também as condições precárias das vítimas.

Este projeto solidário está espalhado por todo o país, com uma agenda de ativismo, até dia 12 de outubro. As associações envolvidas, segundo Marta Santos, são objetos de diálogo da paz contando com a comunicação entre países, por parte do MPPM.

A manifestação beneficiou da cooperação da Polícia de Segurança Pública de Coimbra (PSP), que permitiu a caminhada desde a Rotunda Cindazunda até à Praça 8 de Maio. A integrante do Projecto Ruído explicou, ainda, que o local e a hora foram escolhidos estrategicamente, de modo a conseguirem uma maior atenção dos populares.

PARTILHAR: