XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai explorar o ato criativo da “Poesia”
O tema da edição de 2025 pretende celebrar os 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões, os 700 anos da morte do “Rei Poeta” D.Dinis e o 735º aniversário da criação da Universidade de Coimbra. As candidaturas para os projetos artísticos que queiram participar estendem-se até 25 de outubro.
A XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai ter a Poesia como foco temático.
A ideia foi hoje, 26 de setembro, revelada na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral por Delfim Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta. Na sua intervenção, Delfim Leão começou por evidenciar a importância da palavra “Poesia” e estabeleceu uma ligação à sua origem grega – poiesis -, que se traduz no “ato de criar” ou “ato criativo”. Por essa razão, o mote da edição da Semana Cultural de 2025 não se reduz à literacia poética, mas também a artes não literárias.
O Vice-Reitor explicou que a decisão do tema teve por base o conjunto de efemérides que acontecem no próximo ano.
Delfim Leão explicou, ainda, que a Semana Cultural da Universidade de Coimbra se diferencia por ser uma mostra de inúmeras formas de expressão cultural, que fazem da cidade palco principal.
A XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai ter início a 1 de março de 2025, data que marca o 735.º aniversário da instituição. Até lá, está aberto um período de candidaturas para os projetos artísticos que queiram participar, que se estende até 25 de outubro.
Fotografia: UC | DCom