![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F08%2F08205657%2FMercado-D-Pedro-V.jpg&w=3840&q=75)
“O Coração da Ucrânia em Coimbra” vai bater no Mercado D. Pedro V
Um evento cultural com workshops, culinária, música e exposições sobre o conflito ucraniano. A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal, visa promover a cultura ucraniana e reforçar a solidariedade entre Ucrânia e Portugal. Parte dos fundos será destinada à Associação VeraCausa.
No próximo dia 24 de agosto, o Mercado Municipal de Coimbra recebe o evento cultural “O Coração da Ucrânia em Coimbra”, para celebrar o dia da independência da Ucrânia.
Esta iniciativa organizada pela Comunidade Ucraniana de Coimbra, tem o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que promete oferecer uma experiência rica e diversificada, com uma combinação entre a cultura ucraniana e a hospitalidade portuguesa.
Olga Filipova, organizadora do evento e ativista da causa, sublinha a importância de eventos como este para chamar a atenção sobre o impacto do conflito não apenas na Ucrânia, mas também em toda a Europa. A ativista também destaca que este tipo de iniciativas são uma forma eficaz de combater a desinformação e incentivar a união entre os dois países.
Olga afirma que o evento é uma maneira de destacar a cultura e a diversidade ucraniana, com variadas atividades como: workshops de artesanato tradicional, sessões de culinária, atuações musicais e uma zona de tatuagens. A organizadora diz ainda, que haverá a exibição de um documentário sobre os acontecimentos da invasão russa e ainda uma exposição de fotos com relação ao conflito.
Por todo o país, haverá celebrações em diferentes formatos, seja em manifestações, marchas ou eventos mais compostos, como é o caso de Coimbra. Olga refere que para além das diferentes formas de celebração, a importância passa pela mensagem, que a Ucrânia é o coração da Europa, e por isso, permitir que o coração pare de bater é comprometer a segurança do continente.
O evento realizado no dia 24 de agosto, começa às onze da manhã e termina às 23h00. Mas a sua abertura oficial, será às 15h30, com um discurso alusivo à data, por parte do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e a presença de representantes da Embaixada da Ucrânia em Portugal.
Parte dos fundos arrecadados durante o evento será destinada à Associação Ucraniana VeraCausa, que apoia refugiados ucranianos, faz doações ao exército ucraniano e ajuda na reconstrução de áreas destruídas na Ucrânia.
Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra
PARTILHAR:
