[object Object]
30.07.2024POR Mariana Caparica

Pedalar sem Idade chega à cidade de Coimbra

Os passeios no exterior com idosos permitem fugir à rotina e desincentivar o isolamento, através da convivência com os pilotos voluntários. O espaço escolhido para a acomodação do projeto foi o Cubo do Parque Verde do Mondego.

O movimento internacional chegou a Coimbra no passado dia 29 de julho. Pedalar Sem Idade Portugal pertence ao movimento internacional Cycling Without Age, que através de passeios em bicicletas adaptadas, os chamados trishaw, conduzidas por pilotos voluntários, pretende oferecer passeios no exterior e momentos de convivência a pessoas mais velhas. A organização surgiu na Dinamarca, em 2012, e rapidamente se disseminou por outros países.

Em 2018, chegou a vez de Portugal de acolher o projeto. Formou-se em Lisboa e é atualmente gerido pelo presidente Rui Manuel Guedes de Quinhones. Passados seis anos, a Pedalar Sem Idade alcançou Coimbra, com apoio do prémio Fidelidade e a motivação do município conimbricense. O espaço escolhido para a instalação do projeto foi o Cubo do Parque Verde do Mondego, que está sob gestão da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra.

Margarida Guedes de Quinhones, diretora executiva do Pedalar Sem Idade Portugal, explica que o projeto tenciona estabelecer-se de forma permanente na cidade.

A diretora executiva reconhece que a iniciativa é favorável ao combate à solidão junto das pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. Os passeios no exterior permitem fugir à rotina e desincentivar o isolamento, através da convivência com os pilotos voluntários.

Margarida Guedes de Quinhones entende que o Pedalar Sem Idade traz vantagens tanto para os beneficiários dos passeios, como para os voluntários.

As inscrições para voluntariado estão permanentemente abertas no site da Pedalar Sem Idade Portugal. Os inscritos têm de passar por uma formação teórica online e, mais tarde, por uma componente prática com pilotos formadores. Por essa razão, os passeios só vão ficar operacionais em setembro, após a conclusão das primeiras formações. As marcações abrangem tanto instituições, como pessoas particulares.

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

PARTILHAR: