[object Object]

Freguesia de Torres do Mondego aponta falta de investimento na zona durante reunião da CMC

Na sessão, o presidente da Junta de Freguesia enumerou alguns problemas que a região enfrenta, como envelhecimento da população, circulação rodoviária e falta de investimento no turismo. José Manuel Silva endereçou palavras de solidariedade e apoio à população.

A reunião da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aconteceu, no passado dia 22 de julho, na Sede da Junta de Freguesia de Torres do Mondego. O autarca da freguesia aproveitou a ocasião para fazer um balanço de pontos positivos e problemas que têm afetado a freguesia de Torres do Mondego. Paulo Jorge de Almeida Cardoso, começou por falar sobre a importância da descentralização, alegando que o decréscimo de jovens na região está na ordem dos 15,3%.

O envelhecimento da população é um dos resultados sentidos, sendo “necessária” a abertura de mais unidades de apoio ao idoso na freguesia. Paulo Jorge de Almeida Cardoso revela que a autarquia está a fazer esforços para mudar a situação, anunciando o início do projeto alimentação ao domicílio, em setembro, e a previsão de construção de um Centro de Dia. Uma das ações que agrava este fenómeno é a abertura de instituições de educação fora da região, que afastam as gerações mais jovens da zona.

Outros dos assuntos abordados durante a reunião foi o estado da circulação na freguesia, verificando-se uma dificuldade de acesso devido ao estreitamento das vias. A EN 1151 está à espera de reparação há 5 anos, o que tem causado desmoronamentos na zona, e condicionado o acesso a veículos de emergência.

A Mata de Vale de Canas e a Praia de Palheiros e Zorro são pontos de atração turística em Torres do Mondego, mas o autarca revela uma falta de investimento nestes locais. A Casa do Povo está em ruínas desde o furacão Leslie e atração ao Parque de Caravanas está constantemente dependente da sazonalidade. O autarca estranhou também a ausência de verbas da taxa turística, habitualmente disponibilizada pela CMC.

O presidente da Junta afirmou ainda que toda a freguesia tem acesso a fibra ótica e redes móveis, não se podendo dizer o mesmo do saneamento básico, que não abrange a margem esquerda e parte da margem direita de Torres do Mondego.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, mostrou disponibilidade para debater sobre as dificuldades verificadas em todo o concelho de Coimbra e convidou o presidente da Junta a organizar uma visita da vereação à freguesia.  O autarca reiterou ainda que o orçamento da CMC está a ser melhorado através do foco no desenvolvimento económico da região.

 

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

PARTILHAR: