[object Object]

Teatrão prossegue projeto 3DÊS com Conselhos de Freguesia

A ideia é “juntar a população das freguesias” onde estiveram a fazer espetáculos e “discutir com elas as suas ambições do ponto de vista da programação cultural”. Os resultados vão ser apresentados a responsáveis pela programação cultural do concelho. 

“Campanhas para o P de Povo”, a segunda fase do projeto do Teatrão, “3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Almalaguês no dia 25 de maio.

O próximo momento, os Conselhos de Freguesias vão ter lugar em cinco freguesias do Concelho de Coimbra. A União de Freguesias de Assafarge e Antanhol recebe o primeiro Conselho a 23 de junho.

À margem do seminário, realizado em Almalaguês com a colaboração do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25) e da Junta de Freguesia de Almalaguês, a RUC esteve à conversa com a diretora artística do Teatrão, Isabel Craveiro.

A responsável deu-nos o propósito dos Conselhos de Freguesia. A companhia pretende saber as “ambições” culturais dos fregueses.

Diz-nos o Teatrão que o “3DÊS” é um dos 45 projetos apoiados pelo programa Arte pela Democracia”. A iniciativa pertence à Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril numa parceria com a Direção-Geral das Artes.

O resultado da auscultação às populações e da reflexão do Teatrão vai depois ser apresentado a responsáveis pela programação no Município de Coimbra, adianta Isabel Craveiro.

Depois de Assafarge será a vez de São Silvestre acolher a  28 de junho o Conselho de Freguesia. Brasfemes recebe o encontro a 29 de junho.

O projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” inspira-se nas campanhas de dinamização do Movimento das Forças Armadas “para pensar como trabalhar a descentralização da programação cultural”.

Fotografia: site da União de Freguesias de Assafarge e Antanhol

 

PARTILHAR: