Atividades para todos no Parque Verde no Coimbra a Brincar
Iniciativa da APCC pretende promover a inclusão e o Brincar Intergeracional. Atividades são gratuitas e para todas a gerações.
O Coimbra a Brincar realiza-se de 25 e 28 de maio no Parque Verde, na margem direita do rio Mondego, por ocasião do Dia Internacional do Brincar. Esta é a 12ª edição do evento que promete oferecer uma vasta gama de atividades gratuitas e interativas para todas as idades. Esta iniciativa pretende celebrar o Dia Internacional do Brincar, e valorizar a importância do brincar intergeracional como uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial para o desenvolvimento e saúde física e mental.
Este evento é organizado pela APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, em parceria com várias entidades de Coimbra, incluindo a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e outras organizações da cidade. As atividades vão ter lugar maioritariamente no Parque Verde, mas algumas delas também se vão realizar no Edifício Chiado, no Exploratório, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e no Parque Linear do Vale das Flores. Nas atividades os participantes vão poder desfrutar de jogos gigantes, dança, música, teatro, experiências científicas, robôs, drones, brinquedos tradicionais e passeios de barco.
Em declarações à RUC, Carlos Condesso, presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conta que o Coimbra a Brincar é uma iniciativa que pretende ser inclusiva e aberta a todas as gerações. O responsável considera que “brincar é o melhor que a vida tem” e que por isso o evento organizado pela APCC pretende ser um espaço de promoção dos momentos mais descontraídos da vida.
O Coimbra a Brincar tem mais de cinco dezenas de organizações parceiras que vão participar ativamente na organização e realização do evento. Carlos Condesso conta que os utentes da APCC também vão participar no evento. Lembra ainda que a iniciativa, como não poderia deixar de ser, está também ligada à temática da inclusão das pessoas com deficiência.
No sábado, dia 25 de maio, as atividades vão ser mais voltadas para as famílias. Já no dia 28 de maio, alunos de várias escolas vão poder desfrutar das atividades do evento. O presidente da APCC destaca algumas das atividades do “Coimbra a Brincar” deste ano.
Carlos Condesso destaca a importância de não deixar cair no esquecimento as formas antigas de brincar. O responsável acredita que brincar é uma forma de relaxar e aprender, de nos alhearmos das problemáticas do dia-a-dia e de juntar crianças, pais e avós. É por isso que o “brincar intergeracional” é o tema forte do evento deste ano.
Para além do “Coimbra a Brincar”, a APCC vai organizar o Dia dos Vizinhos na próxima sexta-feira. Carlos Condesso convida toda a cidade a vir à associação que dirige no próximo dia 24 de maio para celebrar o dia dos vizinhos. Uma iniciativa de entrada livre, com uma grande componente musical que conta com artistas jovens da cidade. Vai haver ainda petiscos, doces, bebidas e muitos produtos com origem nas atividades da Associação com as receitas a reverter para a APCC.
O Coimbra a Brincar é uma oportunidade para toda a comunidade se reunir e participar em atividades que promovem o bem-estar, a integração social e celebrar o brincar em qualquer idade.
Fotografia: APCC