Prémio de Inovação Joaquim Norberto Pires abre inscrições
O prémio está destinado a iniciativas de membros da comunidade da Universidade de qualquer área. A cerimónia de entrega do prémio vai acontecer dia 25 de setembro.
O Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) disponibilizou, no passado dia 13 de maio, as inscrições para a terceira edição do Prémio de Inovação Joaquim Norberto Pires. As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de junho.
Alcino Lavrador, Coordenador da Comissão de Inovação, Serviços e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da UC, explica que este prémio, lançado em 2022, é uma “homenagem a um investigador e docente da Universidade de Coimbra que sempre trabalhou em prol da inovação”.
O membro do Conselho Geral da UC avança ainda que o prémio pretende distinguir pessoas vinculadas aos serviços da universidade, quer sejam investigadores, docentes ou mesmo alunos.
O prémio está aberto a diversas áreas como a saúde, as ciências sociais ou a investigação. Para Alcino Lavrador, o que interessa é dar reconhecimento ao “muito conhecimento que é produzido na Universidade de Coimbra”.
O júri é composto por personalidades ligadas à Universidade e outras externas, com conhecimentos em várias áreas do saber. O júri desta terceira edição conta com nomes como Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, e Maria Madalena dos Santos Alves, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Para uma iniciativa ser galardoada pelo júri tem de corresponder a critérios como a inovação e o impacto que assume na economia e na sociedade, entre outros, revelados por Alcino Lavrador.
O prémio tem um valor de 6000 euros, ou 3000 euros caso sejam duas as propostas vencedoras. A cerimónia de entrega do Prémio de Inovação Joaquim Norberto Pires vai decorrer no dia 25 de setembro.
Fotografia: Notícias UC