SDDH/AAC realiza a 7º edição das Jornadas Universitárias pelos Direitos Humanos
SDDH/AAC considera que a Associação Académica de Coimbra tem um papel crucial na garantia dos direitos humanos. O cartaz contém nomes renomados. Nos últimos anos as jornadas não se realizaram pela inatividade da secção e devido à pandemia do COVID-19.
Vai decorrer nos próximos dias 10,11 e 12 de Maio a 7º edição das Jornadas Universitárias pelos Direitos Humanos no Student Hub e no Instituto Justiça e Paz.
As jornadas têm como objetivo sensibilizar todos os participantes para a questão dos direitos humanos. Este ano vão incluir também a temática dos 50 anos do 25 de Abril de modo a refletir o papel do mesmo no passado, no presente e no futuro.
As jornadas apesar de decorrerem anualmente, nos últimos anos não se puderam realizar devido à pandemia do COVID-19 e devido a um período de inatividade da própria secção.
O tema do 25 de Abril foi incluído este ano porque a Associação Académica de Coimbra (AAC) criou um fundo para esta questão. Rafael Pereira, membro da Secção dos Direitos Humanos da AAC considera que é da responsabilidade da Associação Académica e de todos os seus associados priorizar o acontecimento, especialmente no aniversário dos seus 50 anos.
O representante afirma que é cada vez mais necessário estabelecer que os direitos humanos são universais e não ideológicos e que por isso devem ser defendidos. O mesmo acrescenta ainda que a Associação Académica de Coimbra tem um papel crucial na garantia dos direitos humanos e que esta questão está a ganhar cada vez mais representatividade no parlamento europeu e no parlamento português.
Rafael Pereira espera uma grande adesão ao projeto visto que, segundo o mesmo, o cartaz que estará em breve disponível vai contar com nomes renomados.
Os participantes vão ter um certificado de participação assim como refeições garantidas. A inscrição deve ser feita a partir do Linktree da página do Instagram da Secção dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra.