Quarta Edição do Prémio Literário Manuel Alegre tem prazo de inscrição alargado
O Prémio Literário Manuel Alegre conta com mais uma edição promovida pela Associação Académica de Coimbra. Com o alargo do prazo de inscrições, é esperada uma maior afluência.
Este ano o Prémio Literário Manuel Alegre celebra a sua quarta edição. Promovido pela Associação Académica de Coimbra (AAC) este concurso de escrita visa a incentivar a criação de obras literárias, na área do conto, com quinze mil a trinta mil caracteres.
Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), André Ribeiro, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), referiu a importância deste prémio na promoção da leitura e da escrita no meio académico. O representante da DG/AAC ainda explicou que há um prémio monetário, com a vitória deste concurso.
André Ribeiro, clarificou que os prazos deste prémio foram mudados de maneira a ser possível haver uma maior igualdade de resposta em relação a anos anteriores. Com a cerimónia pública de anúncio do vencedor programada para dia 8 de setembro de 2024.
O vice-presidente da DG/AAC, informa que este concurso está aberto a qualquer estudante do país e apela a uma participação de estudantes que não façam parte da Universidade de Coimbra. De modo a haver participantes que não formem parte do seio do concurso.
Com um júri composto por: Manuel Alegre, Clara Rocha, José Manuel Mendes, Guilherme de Oliveira Martins e Alberto Martins. André Ribeiro deixou um último apelo a que todos participem neste prémio, num momento em que se vive uma crise da literatura e dos livros entre os jovens.
A inscrição no concurso pode ser feita através do site da Associação Académica de Coimbra (AAC) ou através do Linktr que está na página do Instagram da AAC.
Fotografia: AAC