IJ da FDUC convoca debate sobre as eleições europeias para sensibilizar a geração mais jovem
Em discussão estiveram o futuro da democracia e a participação dos jovens nos assuntos europeus.
O Instituto Jurídico (IJ) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) dinamizou, na passada quinta-feira, a Mesa-Redonda: Eleições Europeias 2024, um dos painéis do evento Eleições Europeias: Democracia e Participação Jovem, que teve lugar no Colégio da Trindade.
O debate, moderado por Eduardo Figueiredo, da FDUC, teve como convidados Duarte Costa, candidato do Volt às eleições europeias, e Sofia Craveiro, jornalista política na revista Gerador.
Durante a mesa-redonda foram abordados temas acerca das conquistas, ameaças, prioridades e desafios enfrentados pela União Europeia na atualidade.
“Os jovens são a pedra basilar do projeto europeu”, foi a ideia principal defendida por Duarte Costa. Durante a passagem pela cidade, o representante do Volt reuniu-se com Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra (UC), para discutir o papel da nova geração no futuro da Europa. Foi debatida a importância de reforçar a voz dos jovens na política, procurando aumentar a sua participação em projetos europeus. O candidato pelo Volt afirma que é necessária a exposição dos problemas dos jovens portugueses no parlamento europeu, para que a geração mais jovem se sinta representada e motivada a participar nas discussões.
Duarte Costa explica ainda que é preciso “desconstruir” a ideia de que os políticos são uma “célula da democracia”, procurando dialogar com os cidadãos.
Sofia Craveiro apontou para a volatilidade da União Europeia, relembrando a questão do Brexit. Para combater este obstáculo, a jornalista destaca a necessidade da criação de programas que informem e mobilizem os jovens para votar, auscultar as suas preocupações e acabar com a corrupção. A desvalorização destas medidas levam à “quebra da confiança na democracia”, segundo a jornalista.
Foto: RUC