![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F04%2F18213457%2F20240418_190842-scaled.jpg&w=3840&q=75)
BGUC acolhe literatura africana para celebrar Abril
Biblioteca Norte/Sul do Centro de Estudos Sociais e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra juntaram-se em torno das comemorações do Dia da Liberdade. A literatura africana esteve no centro do encontro.
Decorreu na tarde desta quinta-feira um evento do programa “Leituras em Diversidade Cultural e Linguística”, na Sala de São Pedro, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). A iniciativa, organizada pela Biblioteca Norte/Sul do Centro de Estudos Sociais (CES) e, em parceria com a BGUC enquadra-se no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
À margem da evento, o diretor da BGUC, Manuel Portela, afirmou que ter as literaturas de diversos pontos africanos em articulação alarga a amplitude daquilo que é o conceito da literatura em português. Para o responsável da Biblioteca Geral, a literatura em português é diversa e múltipla.
O ciclo intitulado “leituras em diversidade” tem como um dos objetivos escolher vozes menos representadas, informou o responsável. Segundo Manuel Portela, a programação da BGUC inclui a promoção de leituras públicas com vista a aproximar os leitores dos livros através de discussões.
O responsável revelou que a instituição que tutela ainda tem vários eventos por realizar. “Depósito legal: novos livros, novas leituras” é o nome dado a um dos ciclos de atividades que ainda vão ser realizadas nos próximos meses. A programação da Biblioteca Geral vai incluir conversas com autores de obras recentemente publicadas, avançou o diretor da BGUC.
No evento, que envolveu investigadores do CES, foram declamados poemas em alguns dialetos africanos.
Fotografia: RUC
PARTILHAR:
