[object Object]

Cerca de 3 milhões de euros aprovados para construção de nova residência estudantil

Nova casa de estudantes ficará no Quarteirão da Nogueira e possui 2700 m². Aumento de capital pode possibilitar avanço de outros projetos de reabilitação e construção.

O aumento de capital para o projeto, aprovado em Reunião de Câmara e anunciado pela vereadora com o pelouro da habitação e urbanismo, Ana Bastos, visa a aceleração de todo o processo, possibilitando assim o início da empreitada, desta que é já, uma antiga promessa eleitoral.

O Fundo “Coimbra Viva” tem como participantes institucionais a Câmara Municipal de Coimbra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e planeia a construção de 27 imóveis na baixa de Coimbra.

Com o fundo a não conseguir suportar o custo estimado para conclusão do projeto, a vereadora Ana Bastos justifica assim a capitalização do fundo em até 3.200.000,00 de euros.

Além dos 2700 metros quadrados direcionados para a nova residência estudantil, que vão ser distribuídos por 62 estúdios: 36 individuais, 25 duplos e um para pessoas com mobilidade condicionada, o aumento de capital pode possibilitar o avanço de outros projetos de reabilitação e construção.

Com nove dos 27 imóveis em carteira já reabilitados e outros nove licenciados ou em licenciamento, o fundo, criado em 2011 é gerido pela sociedade privada FundBox e permite a participação de investidores privados e detentores de imóveis.

Com o novo processo de capitalização o município de Coimbra passa assim a deter 72,58% do fundo imobiliário, ao invés dos anteriores 56%.

O custo estimado para conclusão do projeto ascende a cerca de 4.200.000€ milhões, valor que não é passível de ser integralmente suportado, nem com os atuais capitais próprios, nem com recurso ao endividamento do Fundo, justificando-se assim a capitalização do mesmo.

Na reunião de Câmara da última terça-feira, dia 2 de abril, a vereadora Ana Bastos deu conhecimento ao executivo dos factos e asseverou que estão criadas as condições para a construção da Residência de Estudantes no quarteirão da Nogueira, na baixa da cidade.

Foto: Câmara de Municipal de Coimbra (CMC)

PARTILHAR: