[object Object]
13.03.2024POR Gonçalo Cordeiro

Ricardo Lino: “[Vencer em Coimbra] é uma satisfação agridoce. O nosso grande objetivo não foi atingido”

PS é novamente o partido a eleger mais deputados por Coimbra. Ricardo Lino afirmou que o grande objetivo era vencer a nível nacional.

Ao contrário do resultado nacional das eleições legislativas que ditou a vitória da coligação Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM), o Partido Socialista ficou à frente no distrito de Coimbra com cerca de 33% dos votos.

O partido liderado por Pedro Nuno Santos foi novamente o partido a eleger mais deputados por Coimbra, mesmo tendo reduzido de seis para quatro deputados eleitos no distrito face às últimas eleições legislativas.

Ricardo Lino, terceiro deputado eleito e presidente concelhio de Coimbra do PS, afirmou que o resultado foi agridoce” para a Federação Distrital do partido e o grande objetivo era vencer a nível nacional.

No cômputo geral do distrito de Coimbra, o Partido Socialista venceu em 11 dos 17 concelhos, a capital de distrito obteve a melhor percentagem de votos que a média distrital, 1%, e cerca de 4% a mais do que a média nacional do partido. Quanto à taxa de abstenção, esta foi maior no distrito de Coimbra do que em território nacional (1%).

O deputado sublinhou que o PS fez uma campanha de proximidade pelo distrito de Coimbra, onde foi possível ver a confiança dos eleitores no partido.

Devido ao resultado, o presidente concelhio de Coimbra do Partido Socialista assegurou que o partido vai ser a oposição nos assuntos cujas ideias e posições merecerem o seu voto contra. Apesar de não pertencer ao partido que vai formar governo, Ricardo Lino manifestou interesse em participar na concretização de obras e iniciativas do distrito.

Os restantes a eleger foram a Aliança Democrática com três deputados e o Chega com dois. Em comparação às eleições de 2022, o Partido Social Democrata, agora presente na coligação Aliança Democrática, manteve o número de assentos na Assembleia da República e o Chega estreou-se a eleger por Coimbra.

PARTILHAR: