[object Object]

Núcleo de Estudantes de Informática da AAC promove encontro de Ciência de Dados

De 3 a 6 de março, alunos de Ciências de Dados debatem no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra o que de mais importante há na disciplina.

Ainda não tinha havido nenhum encontro de Ciência de Dados em Coimbra (UPtoDATA). A disciplina é recente no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o que levou os estudantes de mestrado a serem pioneiros na iniciativa.

Mariana Magueijo, coordenadora geral do encontro, esclarece as razões que levaram o Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra a promover o encontro.

Rita Oliveira, responsável pela comunicação e Rita Magueijo, duas alunas que estiveram à conversa com a RUC vieram da licenciatura em Engenharia Informática e estão neste momento no Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados.

Justificam a escolha por ser “uma área nova” que abrange vários campos do saber  e por ser uma atividade que está a procurar profissionais especializados.

A iniciativa decorre no polo II da Universidade de Coimbra. Começa domingo, dia 3, com apenas uma pequena credenciação, uma sessão de abertura e um ‘sunset’. Na segunda e terça-feira, ou seja, dias 4 e 5 de março, serão dias “repletos de palestras, workshops e desafios personalizados pelas empresas” que vão marcar presença.

As empresas estão presentes de alguma forma para que os alunos e os estudantes conheçam as possibilidades de emprego. As alunas indicam empresas onde é que os cientistas de dados podem trabalhar.

No desporto a Ciência de Dados recolhe uma série de estatísticas e depois traça cenários possíveis. Por exemplo, avalia se um jogador de futebol  pode vira ser um bom goleador no futuro.

As inscrições estão abertas até quarta-feira, dia 28 de fevereiro e tem um custo de 22 euros, sendo que nestes 22 euros estão  incluídas refeições, estadias, brindes, palestras, workshops, feira de empresas e também um certificado.

PARTILHAR: