[object Object]

De 1 a 15 de março Universidade de Coimbra dá voz à cultura

A XXVI Semana Cultural da UC acolhe 58 iniciativas que vão da música à dança, passando pelo teatro, sem esquecer eventos multimédia, exposições e conversas com gente da baixa da cidade de Coimbra

Em destaque o concerto que dez coros da cidade vão dar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Agendado para o dia 3 de março, segundo o vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão, o concerto vai procurar “dar voz a Abril”.

Já o Teatro chega ao TAGV no dia 9 de março, às 21h30, com “O estrangeiro”, um texto de Albert Camus, interpretado pela companhia de Teatro de Braga.

Delfim Leão explica que a programação se abriu novamente à cidade, à região e até para fora da região.

A exposição “50 anos de Ciência no Feminino: A Voz das mulheres na UC” procura homenagear no Rómulo Centro de Ciência Viva da UC, de 8 de março a 8 de abril, “o gosto das mulheres pela ciência e os seus contributos para o progresso científico”.

O vice-reitor justifica a escolha.

Em destaque no Teatro da Cerca de São Bernardo vai estar no dia 9 de março, às 16h00, o espetáculo “A Voz no Silêncio”. O coro de surdos “Mãos que cantam” vai interpretar “canções de esperança e igualdade”.

Alice Cardoso, da Associação Recortar Palavras, lembra que “a cultura não deve ser vedada a ninguém”.

Mais uma vez é forte a participação das Secções Culturais e dos Organismos Autónomos da Associação Académica de Coimbra (AAC). A Rádio Universidade de Coimbra celebra 38 anos num concerto de Cariño Muerto & Marquise, no Salão Brazil, dia 8 de março, às 22h00. A secção S.O.S. Estudante vai “dar voz às vivências” partilhadas com a linha telefónica mediante uma exposição cinematográfica patente, de 11 a 15 de março, no edifício da AAC.

Rita Neves, da S.O.S. Estudante, explica o processo de recolha.

No edifício da Associação Académica de Coimbra, a Secção de Fotografia AAC vai ser a responsável por uma exposição de imagens de “locais e momentos que marcaram as lutas académicas em Coimbra contra o fascismo”.

A XXVI Semana Cultural da Universidade presta também homenagem aos 50 anos dos Serviços de Apoio à Infância (SAI) dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra com uma exposição no Exploratório Centro de Ciência Viva.

Programação está disponível em https://www.uc.pt/cultura/semana-cultural/.

Fotografia: RUC@Isabel Simões

PARTILHAR: