Câmara de Coimbra admite estender horário de fecho das esplanadas no inverno
Vereadora da Câmara de Coimbra admite colocar a votação do executivo alargamento do fecho das esplanadas no inverno até às duas da manhã, como já acontece no verão
Após decisão da autarquia, as esplanadas passam a funcionar até às duas horas de madrugada durante o período do inverno. Apesar de a Câmara considerar colocar a aprovação o horário de funcionamento dos mesmos estabelecimentos, a vereadora da área social, Ana Cortez Vaz mostra alguma preocupação com o barulho.
A responsável da área social considerou que fechar as esplanadas no inverno à meia-noite ‘não faz sentido’. Acrescenta que compreende o lado dos promotores, no entanto, sublinha ser preciso ter em consideração a questão dos moradores.
Ana Cortez Vaz, reconhece a existência de algumas ruas que criam insegurança às pessoas na zona da Baixa da cidade. A responsável fala na complexidade da questão, por haver consumo de drogas a céu aberto.
Questionada sobre a questão do policiamento da noite, Ana Cortez Vaz afirma que não compete à Câmara Municipal a dissuasão dos ‘comportamento inadequados’, inclusive consumo de drogas, nem a Polícia Municipal tem essa função. Quando muito pode ‘sensibilizar a PSP’ para a necessidade de aumentar o policiamento.
Quanto a ter discotecas e espaços de recreação noturna abertos toda a noite, a vereadora considera ser complicado de gerir junto dos moradores. “Tudo isto tem de ser levado com calma”, concluiu.