SMTUC com viagens gratuitas para estudantes dos quatro aos vinte e três anos
A gratuitidade de passe de transporte público alargou para outro nível do ensino. A isenção chega ao ensino superior. Estudantes de Coimbra têm aderido ao apoio
O Governo isenta estudantes do ensino superior menores de vinte e três anos de pagar pelo título de transporte. A gratuitidade de passe que agora abrange os estudantes do ensino superior é um alargamento. Segundo a vereadora da Câmara de Coimbra que tutela Transportes e Mobilidade, Ana Bastos, era uma iniciativa que apenas beneficiava os alunos até ao fim do secundário.
Em declarações a RUC, Ana Bastos, lembra que a gratuitidade dos passes para os estudantes do ensino superior, menores de 23 anos de idade, consta do Orçamento do Estado aprovado para 2024. Segundo a responsável camarária, a iniciativa de isentar os alunos do ensino superior, de faixa etária que vai até aos 23 anos, é suportada pelo Governo.
A possibilidade de carregar os cartões de passe a partir de casa ainda não abrange os novos títulos, os carregamentos só podem ser efetuados nas Lojas Oficiais SMTUC.
Contudo, os carregamentos vão ser possíveis, nos restantes Agentes Autorizados que integram a rede de vendas e na plataforma ‘online’ Coimbra conVIDA, portal dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Ana Bastos vai ainda mais longe e promete, “para breve”, o alargamento da possibilidade de carregar os novos títulos online.
A responsável garantiu que novos cartões de transportes vão ser válidos enquanto o sistema estiver a funcionar. Acrescentou ainda que o cartão só perde a validade em caso de se estragar, não sendo necessário carregar mensalmente o respetivo cartão de passe.
A emissão dos novos cartões de transporte vão ter um custo de seis euros. Metade desse valor vai ser suportado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e o resto vai ser pago pelo interessado.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal esclarece que para acederem ao título de Estudante “os utilizadores entre os quatro e os 18 anos devem apresentar o seu Cartão de Cidadão, de forma a comprovar a sua idade”.
Em relação aos jovens entre os 19 e os 23 anos, “para além de apresentarem o documento de identificação, têm de apresentar o documento original e entregar a cópia da declaração de matrícula do estabelecimento de ensino, válida para o ano letivo a iniciar ou em curso”.
Os SMTUC mantêm o passe Estudante para todos os alunos que, não sendo abrangidos pela atual legislação, “comprovem a sua situação académica”.