[object Object]

Estudantes refletem sobre o início da época de exames

O início do ano de 2024 foi, para os alunos da Universidade de Coimbra, sinónimo de abertura da época dos exames. Dois dias depois do começo das avaliações finais, os alunos da Universidade já puderam tirar conclusões acerca do seu desempenho ao longo dos semestre.

Miguel Machado é aluno de Engenharia e Gestão Industrial e Bernardo Paiva  é aluno de Biologia. Ambos são alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra. Apesar de terem escolhido cursos diferentes, o sentimento que os domina desde a passada quarta feira é o mesmo. Bernardo Paiva revela aquilo que tem sentido nos últimos dias.

A adaptação à nova fase demora tempo, mas o estudante de Biologia acredita que é apenas isso mesmo, uma fase, e que com o passar do tempo se irá habituar ao ritmo do ensino superior. A passar por este novo período, o aluno faz um balanço daquilo que considerou ser o primeiro semestre.

Matilde é aluna de Química Medicinal, também do primeiro ano. Afirma que o primeiro semestre foi complicado e a preparação para os exames ficou marcada por muito trabalho e muito estudo, mas que a experiência, até agora, é positiva. Em relação a expectativas para o segundo semestre, Matilde expõe os seus receios.

Jorge Miranda não é um caloiro universitário. É aluno do primeiro ano de mestrado, do curso de Turismo. O estudante explica que a passagem de licenciatura para o mestrado trouxe algumas novidades naquilo que é o método de ensino. As aulas passaram a ser apenas uma vez por semana e o sistema de avaliação final, utilizado por algumas cadeiras, foi substituído pela avaliação periódica em todas as disciplinas.

A sua rotina é ocupada, desde o inicio do semestre, por um estudo mais regular. Com vários trabalhos para entregar, não só nesta altura como ao longo de todo o ano, o estudante de mestrado deixa uma sugestão para o melhoramento das condições e espaços de estudo.

A época de avaliações vai prolongar-se durante todo o mês de janeiro, no contexto universitário da cidade de Coimbra.

Fotografia: Site oficial da Universidade de Coimbra

PARTILHAR: