[object Object]

“Não vamos parar”: Renato Daniel esclarece o posicionamento da AAC nas celebrações do 25 de abril

A DG/AAC realizou uma nota de imprensa sobre a não participação da Associação Académica de Coimbra na Comissão Municipal para as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. O presidente esclarece os pormenores da situação.

Numa situação de estranheza, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) fez-se ouvir ao publicar uma carta aberta direcionada a José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), no passado dia 3 de janeiro de 2024.
Numa manifestação de profundo desalento sobre a exclusão da AAC nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril, Renato Daniel, presidente da DG/AAC, lamenta a não participação da Associação Académica de Coimbra e relembra a importância da instituição, enquanto figura representativa que marcou o início da revolução de 1974.
O dirigente da AAC explicita, em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o posicionamento do órgão estudantil na sua exclusão das celebrações dos 50 anos do 25 de abril e sublinha a falta de resposta e cooperação por parte da Câmara Municipal, face à vontade clara da Associação Académica em integrar a comissão responsável pelos festejos.

Renato Daniel refere-se à participação da AAC nas lutas cívicas e estudantis, como sendo o maior legado da instituição e defende, ainda, que deve ser respeitado e tido em consideração. A falta de participação jovem e a inércia da Câmara Municipal em alcançar um consenso com a Associação Académica de Coimbra, estão entre as preocupações assinaladas pelo presidente.

De acordo com as palavras de Renato Daniel, na carta aberta dirigida a José Manuel Silva, “os Estudantes pedem um ato tão simples quanto a participação numa comissão para organizar as celebrações de um momento tão simbólico e esta é-lhes, novamente, negada”.
Embora a mágoa sentida pela Associação Académica de Coimbra seja evidente, o presidente da DG/AAC garante que os estudantes não irão permanecer parados e que os esforços pela realização das comemorações já estão a ser postos em prática pela instituição.
Renato Daniel avança que são  já vários os parceiros de relevo nacional que fecharam acordo com a AAC e que irão estar lado a lado com a instituição. Destaca, também, que já há data marcada para a realização de uma conferência de imprensa sobre os progressos efetuados na realização das celebrações.

Em entrevista à RUC, o dirigente da Associação Académica reforça a importância de estabelecer e zelar por uma relação harmoniosa entre a AAC, a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra (UC).

Renato Daniel defende, ainda, que o município conimbricense apenas pode ganhar, com a aliança estabelecida entre as três instituições.

PARTILHAR: