[object Object]

Tomada de posse da Direção e Mesa do Plenário da nova Pró-Secção, CLIC-AAC

Ocorreu no passado dia 13 de dezembro a tomada de posse da Direção e Mesa do Plenário da nova Pró-Secção da Associação Académica de Coimbra, o Centro de Línguas, Identidades e Culturas, ou, CLIC-AAC. Ficou assim mais forte a base cultural da AAC.

Em entrevista à RUC, Clara Caloy, presidente do CLIC, revela algumas das motivações para a criação deste novo projeto, e afirma que foi primeiramente contactada pelo presidente da CIIAC para este efeito. O mote era já na altura o de promover novas culturas e atividades relacionadas com as mesmas. A presidente da nova Pró-Secção refere ainda a falta de oferta linguística e o grande crescimento da cidade de Coimbra, com a chegada de muitas novas culturas, como outros grandes fatores motivadores para a criação do projeto.

Quanto a dificuldades em relação ao esforço para fazer nascer o CLIC-AAC, a presidente diz que a falta de comunicação, relacionada com falhas técnicas, com os órgãos responsáveis da Associação Académica de Coimbra foram o principal motivo para o atraso em todo o processo. Justifica assim, a tomada de posse tardia da nova Pró-Secção.

Numa tentativa de aliviar a iliteracia cultural e linguística presente na cidade de Coimbra, Clara Caloy fala na criação de novos cursos de línguas e atividades relacionadas com as novas culturas que têm chegado a Coimbra, também a partir de novos estudantes, relembrando o ⅓ de estudantes deslocados presentes na cidade, sendo este um número que não parece dar sinais de parar de crescer.

A presidente não demonstra pressa em dar o próximo passo e tornar-se uma Secção da Associação Académica de Coimbra, afirmando que, para já, o principal objetivo, é o do organizar e promover as atividades e cursos que os membros do CLIC têm em mente.

Explica ainda que um dos objetivos é também garantir que o ser “diferente” não seja um fator que afaste as pessoas da vida na cidade, numa tentativa de receber e acolher todas as comunidades de forma igual e tentar que estas se adaptem a Coimbra no modo mais saudável possível, ao festejar e celebrar todas estas novas culturas.

Por fim, a presidente Clara Caloy, deixa uma mensagem a toda a comunidade em jeito de convite a toda a gente que tenha interesse em línguas e culturas, mostrando-se ainda aberta a novas sugestões, para alterações e melhorias na nova Pró-Secção, da qual é presidente, o Centro de Línguas, Identidades e Culturas da Associação Académica de Coimbra.

Fica assim feita a apresentação e definidos os objetivos deste que vai ser o reforço do pilar cultural da Associação Académica de Coimbra, a Pró-Secção, CLIC-AAC.

PARTILHAR: