[object Object]

AAC e UC formalizam acordo de gestão igualitária da Cantina dos Grelhados

A Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra assinam Memorando de Entendimento no âmbito da administração da Cantina dos Grelhados. Renato Daniel sublinha os tópicos de maior relevância sobre o acordo.

Seis meses após a intervenção pela manutenção igualitária da “Cantina dos Grelhados”, o acordo relativo à gestão partilhada e equitativa do espaço foi formalizado entre a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Universidade de Coimbra (UC), no passado dia 6 de dezembro.

No Memorando de Entendimento, prometido desde 19 de junho de 2023, foi acordada a administração dos “Grelhados” através da criação de uma Comissão de Gestão, destinada a promover uma composição justa entre a AAC e a UC, assim como o envolvimento de ambas as partes na tomada de decisões sobre a infraestrutura.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Renato Daniel, presidente eleito da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), realça o impacto benéfico que a cooperação entre as instituições envolvidas será capaz de fornecer à comunidade estudantil e às estruturas da AAC. Através da assinatura deste protocolo, a Associação Académica de Coimbra procura edificar um espaço que vá de encontro às necessidades de todos os estudantes.

Numa fase inicial do projeto de colaboração, o presidente eleito da DG/AAC afirma que a Comissão de Gestão, composta por representantes da Associação Académica de Coimbra e da Universidade de Coimbra, é essencial para programar o aproveitamento da “Cantina dos Grelhados”. Renato Daniel aponta para a importância da voz da AAC na administração do edifício, após um período de gestão unilateral da UC, e destaca a polivalência do espaço, uma vez que considera que os “Grelhados” podem ser úteis para vários efeitos.

Renato Daniel garante que as negociações entre a AAC e a UC, a fim de alcançarem um consenso sobre a administração do edifício, foram benéficas, produtivas e esclarecedoras. Em entrevista à RUC, o presidente eleito da DG/AAC indica, ainda, que a “Cantina dos Grelhados” poderá tornar-se num dos espaços mais dignos, não só da Universidade, mas também da Associação Académica de Coimbra.

O aproveitamento do espaço passa pela possibilidade de utilização interna, para fins académicos e institucionais, e externa, a fim de se tornar uma fonte de rendimento para a AAC.

(Fotografia: Associação Académica de Coimbra)

PARTILHAR: