Câmara de Coimbra atribui 125 mil euros de apoio ao desporto da AAC
Município de Coimbra aprovou apoios aos clubes e associações de modalidades do concelho em relação à época desportiva 2022/2023, com um total de 305 mil euros. AAC receberá cerca de 41 por cento da verba
Carlos Lopes, vereador responsável pelo Desporto e Juventude, no final da reunião do executivo da última segunda-feira, dia 30 de outubro, explicou à RUC que o apoio ao desporto da Associação Académica de Coimbra (AAC) se destina a ser distribuído pelo Conselho Desportivo às diferentes secções da casa.
Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Coimbra para 2024 começam a ter reuniões preparatórias nos serviços camarários na sexta-feira, dia 3 de novembro.
No próximo ano a Câmara de Coimbra considera a hipótese de atribuir apoios a atletas de alta competição que estudam na cidade e sejam naturais de outras regiões do país e/ou militem em clubes fora do Concelho. “São embaixadores de Coimbra”, afirmou Carlos Lopes.
Grupo Recreativo Eirense e Centro Popular dos Trabalhadores de Sobral de Ceira serão contemplados com dez mil euros cada. À Associação Cristã da Mocidade caberá o apoio de 12 mil euros.
O Clube União 1919 receberá 15 mil euros e o Olivais Futebol Clube também. Segundo Carlos Lopes, o União 1919 é, no distrito de Coimbra, o clube com mais atletas federados.
No concelho de Coimbra, modalidades como o futsal e o rugby disputam campeonatos nacionais. O vereador responsável pelo desporto lembra que há mais modalidades com atletas do concelho a marcarem pontos no panorama nacional. Razão que leva o Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto (RMAD) a ter em conta essa realidade.
O reconhecimento da formação desportiva assegurou 135 mil euros. E a prestação desportiva 85 mil euros. Na última segunda-feira foram aprovadas os apoios de 51 candidaturas com valores que vão de 500 euros aos 125 mil da AAC.