[object Object]

AAC lança petição em defesa de Habitação a preço “Justo” e acampa em frente à FLUC

A AAC convidou a comunidade Académica a acampar, a partir das oito da noite, em frente a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A ação pretende chamar a atenção para os estudantes que devido à situação atual de carestia na habitação ficam impedidos de aceder ou permanecer no Ensino Superior

Munidos de tendas, dirigentes da Associação Académica de Coimbra (AAC) acampam em frente à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) numa ação de protesto em defesa do direito à habitação da população jovem.

A RUC falou com Rafael Matos com o pelouro da Ação Social na Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC). O responsável mencionou que o protesto pretende “chamar a atenção ao Governo” para a problemática da carestia da habitação destinada aos estudantes.

Outra das iniciativas passa pela submissão à Assembleia da República de uma petição ‘online’ denominada  “Habitação Jovem e Estudantil – Por um Direito Universal”.  Nela os estudantes reivindicam preços “mais baixos e justos” no que toca ao arrendamento estudantil. Rafael Matos salienta a importância de os estudantes assinarem a petição.

De acordo com o responsável da DG/AAC, a frequentar a Universidade de Coimbra há um número elevado de estudantes deslocados da residência de família, cerca de 70 por cento. Para além das preocupações com a habitação, propina, bolsas e alimentação estão também na agenda da AAC. Rafael Matos lembra a criação do fundo António Luís Gomes para colmatar algumas lacunas que a Direção Geral de Ensino Superior não cobre.

Na próxima quarta-feira, dia 27, realiza-se a Assembleia Magna a partir das 17h00 no Auditório da Reitoria. Em agenda a aprovação do Regulamento Eleitoral para as Eleições da Mesa da Assembleia Magna e da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra 2024, a votação da moção Global da Propina e a votação da adesão da AAC ao Conselho Nacional de Juventude.

O acesso ao espaço ocorrerá pelas 16h30. A Assembleia Magna vai, como sempre, ter transmissão na RUC. De manhã realiza-se na Sala dos Capelos a abertura solene das aulas. Na cerimónia o presidente da DG/AAC, João Caseiro usa da palavra.

Fotografia: Diário de Coimbra ‘online’

PARTILHAR: