[object Object]
06.03.2023POR Miriam Lopes

CNC-UC volta a assinalar Semana Internacional do Cérebro

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) – ambos membros do consórcio de investigação do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) – celebram mais uma vez a Semana Internacional do Cérebro que promete um programa para todos os públicos.

“O Cérebro Digital” é o tema da edição deste ano que pretende sensibilizar para a importância do estudo do cérebro e do seu papel fundamental numa vida saudável.

Sara Amaral, coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC-UC esteve à conversa com a RUC e explicou os principais objetivos de mais uma iniciativa.

Formalmente a Semana Internacional do Cérebro começa a 13 e termina a 17 de março mas as atividades programadas pelo CIBB são alargadas a todo o mês. O programa já é conhecido e conta novamente com uma parceria com a Rádio Universidade de Coimbra que vai dar voz a alguns dos investigadores do CNC-UC.

Ao longo deste mês, as escolas serão uma vez mais palco para os neurocientistas que vão promover acções de comunicação de ciência. Sara Amaral dá conta do público alvo destas acções.

Já no dia 13 de março, a Sociedade Portuguesa de Neurociências com o apoio do CIBB vai dinamizar uma sessão online que marca o arranque da Semana Internacional do Cérebro em Portugal, onde vários peritos vão falar sobre o cérebro digital sob diferentes perspectivas.

O Dia Mundial do Sono, celebra-se a 17 de março e vai ser marcado por inúmeras iniciativas. A coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC refere que o foco é a sensibilização da sociedade para bons hábitos de sono e revela algumas das atividades programadas para este dia.

O Dia Mundial do Sono conta ainda com uma animação sobre o tema, um concurso para escolas sob o mote “Dormir é essencial para a saúde” e ainda o lançamento oficial no dia seguinte, dia 18 de março, de um jogo de tabuleiro na FNAC do Fórum Coimbra.

Além destas iniciativas, Sara Amaral destaca ainda duas sessões online nos dias 15 e 22 de março no âmbito do Brain Gain, um projeto já antigo que se destina a inspirar os mais jovens a seguir uma carreira nas neurociências e uma mesa redonda no dia 25 março, no Mercado Municipal de Coimbra, que vai contar com vários especialistas para falar de Envelhecimento Saudável.

Um programa recheado para todos os que quiserem saber um pouco mais sobre o que acontece no nosso cérebro.

Toda a informação sobre a programação da Semana Internacional do Cérebro está disponível na página oficial do CNC-UC e nas suas redes sociais.

PARTILHAR: