[object Object]

“BiotechSTARS” pretende estimular o bioempreendedorismo na região centro

O projeto resulta de um consórcio entre três entidades: o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o Instituto do Ambiente, Tecnologia e Vida e o Biocant, o Parque Tecnológico de Cantanhede.

No programa “Olhó Robot” de 20 de dezembro, a Miriam Lopes do departamento de informação da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) esteve à conversa com duas coordenadoras do projeto “BiotechSTARS”, que pretende promover o bioempreendedorismo na região centro, com várias iniciativas de apoio. Catarina Cunha Santos coordenadora do lado da entidade líder o Centro Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e Joana Branco do lado do Biocant.

Segundo Joana Branco, “Este projeto tem como propósito dar conhecimento e ferramentas para que (…) os investigadores, mas também os jovens, possam adquirir competências (…) para avançarem com os seus próprios projetos de criação de empresas ou de participação em equipas que estão a liderar empresas na área das ciências da vida”. Para Catarina Santos, o “BiotechSTARS” faz todo o sentido num momento em que o bioempreendedorismo e a biotecnologia enfrentam algumas adversidades, o que os torna parte de uma “área um pouco menos apoiada, que tem mais dificuldades em dar os primeiros passos”.

Joana Branco  afirmou que “é muito importante dar ferramentas, principalmente às pessoas que vêm da área das ciências da vida” uma vez que “por norma, a maioria dos investigadores e dos alunos destas áreas das ciências da vida não têm competências técnicas (…) para avançar com projetos de criação do seu próprio negócio”. Catarina Santos, explicou de que formas práticas é que o “BiotechSTARS” consegue apoiar novos projetos.

Outros objetivos do “BiotechSTARS” são o incentivo de ideias com um propósito comercial, dar as ferramentas e conhecimentos básicos em bioempreendedorismo, trabalhando ainda com os mais novos, despertando-lhes o interesse do bioempreendedorismo e do empreendedorismo em si, procurando então chegar a uma faixa etária mais ampla. Na sua primeira edição, os inscritos foram maioritariamente investigadores, destacando-se pelo número de mulheres inscritas, superior ao dos homens, o que, de acordo com Catarina Santos, “é um dado muito positivo para o país e que deve ser aproveitado”.

As inscrições para a segunda edição do “BiotechSTARS” terminaram a 27 de dezembro, e começa a 3 de janeiro, com 5 sessões online e 3 presenciais no edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, todas terças-feiras e quintas-feiras das 8h30 às 10h30, até 29 de janeiro.

PARTILHAR: