[object Object]

Estudantes recebem pratos de comida e capacetes à porta das cantinas “azuis”

DG/AAC afirma que não existem condições de segurança nos edifícios. João Caseiro pede responsabilização por parte da UC.

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), em conjunto com algumas secções da Associação Académica de Coimbra (AAC), deslocou-se esta segunda-feira, pelas 12:15, até à frente das cantinas “azuis” munida de capacetes. Em causa estão os acontecimentos da sexta-feira passada, quando ruiu a pala de betão que cobria a entrada das cantinas “azuis”. O objetivo da DG/AAC é comer o prato social estando devidamente protegidos. João Caseiro, presidente da DG/AAC, afirma que não se encontram as condições de segurança necessárias nos espaços da Universidade de Coimbra (UC).

A UC é conhecedora dos acontecimentos, afirma João Caseiro, mas ainda é desconhecido o posicionamento perante essas situações que, como afirma o dirigente associativo, não se limitam às cantinas “azuis”. O dirigente associativo afirma que esta situação trata-se de um fenómeno transversal que se manifesta em várias estruturas da Universidade de Coimbra.

O pedido apresentado por parte da DG/AAC à reitoria da UC é de responsabilização, através de uma demonstração pública de preocupação e através da identificação dos responsáveis.

Dependendo das respostas que a UC vai dar, a DG/AAC irá tomar diferentes posições. Por enquanto, o plano é disponibilizar capacetes aos estudantes que não se sentem seguros naquele espaço. Para além disso, o presidente da Direção-Geral disse que haverá a inscrição de um ponto na ordem de trabalho da próxima Assembleia Magna, em relação ao edificado da Universidade de Coimbra.

As Repúblicas Rapo-Taxo e Prá-kys-tão também se encontravam no local para disponibilizarem um almoço comunitário.

As duas ações não foram fruto de uma colaboração, informa João Caseiro, mas a DG/AAC está recetiva em colaborar com outras entidades, sobretudo porque se tratam de acontecimentos transversais a toda comunidade estudantil.

Alice, membro da Real República Rápo-Táxo, e Camila, membro da República Prá-Kys-Tão, deslocaram-se para a frente das cantinas azuis disponibilizando um almoço comunitário.

Os repúblicos evidenciam o papel social que as casas desempenham, sobretudo depois dos acontecimentos da passada sexta-feira. Alice afirma que o intuito é demonstrar que existe uma opção viável.

Em último, as duas representantes informam que será disponibilizado almoço gratuito até sexta-feira, à frente das cantinas azuis,por diferentes repúblicas.

PARTILHAR: