[object Object]

Ruiu a pala de betão que cobria a entrada das cantinas azuis

O alpendre da entrada das “cantinas azuis” da Universidade de Coimbra colapsou na tarde do dia 10 de fevereiro. Apesar do aparato, a Universidade confirma, em comunicado, que nenhum estudante ficou ferido em resultado da queda desta estrutura.

As “Azuis” são uma das cantinas mais frequentadas pelos estudantes da UC. O mau estado de conservação do edifício, onde as cantinas se inserem, é evidente, num edifício já de si antigo.

Vitória Garbaia, estudante de mestrado em Recursos Biológicos, conta em declarações à Rádio Universidade de Coimbra (RUC) que almoçou na cantina por volta do meio-dia e que a cobertura ainda estava lá. A estudante confessa-se aliviada por não ter saído do edifício no momento em que a cobertura ruiu. A entrevistada refere ainda que, pela importância que estas cantinas têm para a comunidade estudantil, o cuidado com as instalações deveria ser outro.

Vitória Garbaia considera que os serviços sociais são muito importantes para todos os estudantes e que a segurança das instalações deve ser garantida.

Em comunicado, a UC refere que, até hoje, “não tinham sido registados indícios de qualquer anomalia que pudesse levar a esta situação”. A instituição garante que “estão a ser apuradas as circunstâncias que conduziram a este incidente, estando igualmente a ser avaliadas as condições de segurança de todas as outras infraestruturas similares existentes na Universidade de Coimbra” para detetar situações semelhantes.

Os escombros vão ser retirados da entrada da cantina nas próximas 24 a 48 horas. O acesso ao edifício vai ser feito pela porta lateral, junto aos jardins da Associação Académica de Coimbra.

PARTILHAR: