[object Object]

FEUC apresenta iniciativa de improviso

Álvaro Garrido considera a aprendizagem da técnica de improviso como importante enquanto soft-skill. Marta Borges esclarece que o improviso leva tempo a aprender.

A iniciativa organizada pelo Gabinete de Empregabilidade e Empresas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), em parceria com a Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas, foi dinamizada pelo grupo profissional “Os improváveis”, especializado em teatro de improviso.

Destinado a toda a comunidade da faculdade da UC, o evento tinha como objetivo a socialização e partilha de fundamentos e técnicas de improviso, que podem ser muito úteis a estudantes das várias áreas do saber desta instituição de ensino superior.

Os participantes foram convidados a realizar diversos exercícios práticos que visavam desenvolver as capacidades individuais para lidar de forma positiva e construtiva com o imprevisto, competências que, segundo alguns depoimentos neste evento, são essenciais no atual contexto empresarial e indispensáveis na formação de futuros profissionais.

Na abertura da sessão, Álvaro Garrido, diretor da FEUC, começou por falar na renovação dos planos de estudo dos cursos de economia, que enquadra a valorização do treino e formação dos estudantes em “soft-skills”.

Num país em que a improvisação tem associada uma carga negativa, o diretor da Faculdade da Economia destacou a importância que o improviso tem nas artes em geral, nomeadamente no teatro e na música. Álvaro Garrido conclui que o improviso é crucial nas áreas de gestão e em organizações empresariais.

Marta Borges, uma dos membros fundadores do grupo “Os improváveis, destacou o treino que é necessário para a arte do improviso e para a criação de conteúdos novos. “Hoje o que nos traz aqui não é fazer um espetáculo de improviso”, afirma Marta Borges.

Coube a Marta Borges a apresentação do grupo de teatro. “Os improváveis” são um grupo profissional especializado em teatro de improviso, criado em 2008 e sediado em Lisboa.

O grupo dedica-se à pesquisa, criação, performance e ensino da arte da Improvisação, no universo artístico e empresarial. Reconhecido pela sua originalidade, capacidade criativa espontânea e pela relação positiva que tem com o público em geral, agências e grandes clientes, é presença assídua nos palcos nacionais e nos grandes eventos mundiais da especialidade, onde atuam e dão aulas a improvisadores de vários países. O elenco fixo conta com Marta Borges, Pedro Borges e Gonçalo Sítima.

Fotografia:© João Duarte | FEUC

 

PARTILHAR: