[object Object]

Fórum ARE regressa com uma edição destinada a todos os estudantes

Beatriz Mendes indica que a segunda edição do Fórum da Assembleia de Revisão dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra vai ser um espaço de convívio e partilha de ideias entre os estudantes associados e dirigentes de secções e núcleos da casa.

A segunda edição do Fórum da Assembleia de Revisão dos Estatutos (ARE) da Associação Académica de Coimbra (AAC) acontece a 18 de fevereiro. A iniciativa, que nasceu em outubro de 2022, pretende ser um espaço de debate dos estatutos e ajudar na sua revisão.

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) entrevistou Beatriz Mendes, coordenadora do Fórum ARE, que deu destaque à mudança de público-alvo no evento a decorrer este mês. Enquanto o primeiro fórum estava destinado aos dirigentes das diferentes secções e núcleos da casa, porém, a segunda edição abrange todos os estudantes que queiram participar.

A coordenadora do Fórum ARE estima que o evento não deve servir apenas para debater ideias e espera que seja um dia de aprendizagem para todos os participantes. Beatriz Mendes expecta que não se ouça somente os dirigentes, mas também o outro lado da comunidade estudantil. Para a entrevistada, a discrepância entre os estudantes e as suas opiniões vai enriquecer o Fórum e dar a possibilidade a todos os participantes de perceberem como os estatutos os afetam.

“Se estamos a fazer uma revisão dos estatutos, nós não podemos fazê-lo sozinhos”, defende a coordenadora do Fórum ARE. A estudante defende a importância do Fórum no trabalho de revisão dos estatutos da AAC, dado que são os estudantes que constituem a casa académica.

O evento conta com oito sessões. Na parte de manhã vai se abordar a Digitalização, Informatização e Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), Princípios Gerais, Condição Do Associado e Dirigente, Relação com Entidades Externas e Órgãos de Fiscalização e Investigação. Os temas a serem debatidos na parte da tarde são a Direção-Geral, Núcleos de Estudantes, Secções Culturais e Desportivas, Órgãos Deliberativos e Atos Eleitorais e Festas Académicas. As inscrições estão abertas até dia 13 de fevereiro.

PARTILHAR: