[object Object]
31.01.2023POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra considera aumentar dotação orçamental para a juventude

A Câmara de Coimbra aprovou uma moção do PS propondo o “reforço orçamental imediato, em valor suficiente para dar resposta às 60 candidaturas submetidas ao Apoio ao Associativismo Juvenil para os anos de 2022 e 2023”.

A moção contou com os votos a favor dos quatro vereadores do Partido Socialista (PS) e do vereador da CDU, Francisco Queirós. A coligação “Juntos Somos Coimbra”, que tem maioria na Câmara Municipal de Coimbra, absteve-se.

Carlos Lopes vereador com a tutela justificou a abstenção com o facto de já ter comunicado ao Conselho Municipal da Juventude, que reuniu no último sábado, a necessidade de reforço de verba para a área e acusou o PS de “aproveitamento político”.

Em orçamento para 2023, para a política de juventude, foi aprovado um valor de 20 mil euros. Segundo o vereador da tutela, razões administrativas baixaram esse valor para 14 mil euros. Face ao número de candidaturas para 2023 o valor foi assumido como “insuficiente” pelo responsável, junto do Conselho Municipal da Juventude.

Coube a Carina Gomes, vereadora eleita pelo Partido Socialista, apresentar a moção onde também se exige o agendamento da atribuição dos apoios ao associativismo juvenil para a próxima reunião de câmara.

A moção do PS identifica 60 candidaturas que aguardam financiamento, somando 2022 e 2023. Os socialistas assinalaram também que “o prazo para submissão de candidaturas no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, para Atividade Permanente e para Atividade Pontual”, para 2022 e para 2023, terminaram em novembro e dezembro do ano passado, respetivamente.

Carina Gomes, na declaração de voto chamou a atenção para a “urgência” do cumprimento da moção aprovada e lamentou que os prazos de apresentação ao executivo das propostas de apoios tenham sido ultrapassados.

Carlos Lopes assumiu para a RUC que a política de juventude está muito para além do apoio ao associativismo juvenil.

Os apoios ao Desporto no Concelho também foram matéria de divergência na última reunião do executivo. A vereadora do PS Carina Gomes perguntou quando serão abertas as candidaturas no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto (REMAD), uma vez que o executivo só tem atribuído apoios pontuais.

Carlos Lopes, vereador responsável pela área adiantou que, por enquanto, estão abertas as candidaturas das associações e dos clubes, no âmbito do Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas, até final de fevereiro. Posteriormente serão abertas as candidaturas no âmbito do REMAD para 2023.

Na conversa que teve com a RUC, no final da Reunião do executivo, Carlos Lopes revelou que o Conselho Municipal da Juventude do último sábado encontrou os elementos que vão fazer parte da Comissão de Acompanhamento das Repúblicas.

Pode ouvir a conversa do vereador Carlos Lopes com a RUC no ‘podcast’ acima.

Fotografia: CMC | Conselho Municipal da Juventude de Outubro

PARTILHAR: