Filipe Rosa candidata-se a secretário-geral do Conselho Desportivo da AAC
O membro da Secção de Judo da AAC é o único a apresentar candidatura após demissão do antigo secretário-geral, João Pereira. Filipe Rosa quer seguir o exemplo da sua secção e levar mais atletas da AAC aos Jogos Olímpicos.
Na sequência da demissão do secretário-geral do Conselho Desportivo da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC), João Marques Pereira, a qual foi posteriormente seguida pelos restantes elementos da equipa, foram convocadas eleições para o órgão. A RUC falou com Filipe Rosa, membro da Secção de Judo (SJ/AAC), que encabeça a única lista candidata.
Começando por explicar que os motivos da demissão do anterior secretário-geral passaram por questões de ordem pessoal relacionadas com a sua disponibilidade, Filipe Rosa destacou que a lista que encabeça é composta, em grande parte, por elementos da anterior equipa. Ainda assim, a candidatura vem com ideias novas e pretende criar uma dinâmica diferente, segundo o membro da SJ/AAC.
Destacando a importância do emblema da AAC, o candidato a secretário-geral do Conselho Desportivo assinalou a necessidade de criar sinergias entre todas as secções.
Relativamente a financiamentos, Filipe Rosa mencionou a necessidade de serem obtidos não apenas pelo Conselho Desportivo, como lhe compete estatutariamente, mas também pelas próprias secções.
O candidato referiu ainda a importância de promover o desporto universitário junto dos alunos nacionais, bem como dos internacionais.
De acordo com Filipe Rosa, a solidariedade entre o CD/AAC, as diversas secções e a Direção-Geral (DG/AAC) é essencial para atingir os objetivos comuns. O membro da SJ/AAC sublinhou a qualidade do trabalho da atual Direção-Geral.
O candidato assinalou a importância de haver uma política desportiva e um planeamento com vista a fomentar o sucesso, exemplificando com o caso da SJ/AAC, que conseguiu levar uma atleta aos Jogos Olímpicos.
O período de entrega de candidaturas para o Conselho Desportivo da AAC terminou no dia 25 de novembro. A eleição vai acontecer na próxima Assembleia de Secções Desportivas.