[object Object]

RUC convida Carincur para concerto no Convento São Francisco

No âmbito da exposição “SEMPRE NO AR!” – Exposição do Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra e do Ciclo de Música Orphika da Universidade de Coimbra, a RUC apresenta o concerto “Echoes From a Liquid Memory_prototype”, de Carincur, na próxima quarta-feira, dia 23 Novembro, às 19h, na Sala Conventual do Convento São Francisco.

Carincur visita Coimbra em exploração sónica com uma peça transdisciplinar que cruza os registos de performance, concerto e instalação audiovisual. “Echos From a Liquid Memory” explora simultaneamente o som, o visual e as artes digitais. A composição musical é levada aos limites das suas possibilidades através da manipulação e do processamento de som e de imagem digitais, submersos e propagados através da água. Esta ação cria um universo novo, um novo ecossistema onde interações entre a matéria orgânica e não orgânica resultam em transformações no ambiente. Um ambiente no qual o físico e o digital coexistem, numa narrativa abstrata, entre uma líquida memória fragmentada e a perceção de nós mesmos projetada no tempo e no espaço.

Esta peça concentra-se na fragmentação da memória, do espaço e do tempo e, consequentemente, reflete a memória volátil da existência humana. Para tal, foi necessário criar um instrumento que possibilitasse a exploração de sons subaquáticos: um aquário de água, acrílico e combinado com hidrofones. Esta é uma experiência imersiva onde a água se refere à liquidez da memória e, consequentemente, da identidade.

O trabalho sonoro de Carincur tem sido editado por coletivos portugueses como Weathervane Recs, Extended Records e ZABRA. Das inúmeras colaborações destaca-se a composição musical e sonora em “Como Matar Mulheres Nuas” de Xana Novais, um espetáculo apresentado no Teatro Rivoli, “Temporary Palace” com Alice Joana Gonçalves e Grant Marshall (Daddy G, da banda Massive Attack), apresentado no MAAT, e na peça “La Vida es Sonho” da companhia João Garcia Miguel.

“Echoes From a Liquid Memory” é o culminar de um longo percurso da artista, que passou por várias experiências em vários espaços em Lisboa com o protótipo desta obra. Com a curadoria da Rádio Universidade de Coimbra, chega agora a Coimbra, como parte do programa de atividades inserido em “SEMPRE NO AR!” — Exposição do Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra, em exibição no Convento São Francisco.

O concerto está inserido no Ciclo de Música Orphika da Universidade de Coimbra e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e do Convento São Francisco.

 

Os bilhetes têm o preço de 3€ e já estão disponíveis.

 

 

 

Bilhetes: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/116110-carincur-convento_sao_francisco/

Programa do Ciclo de Música Orphika UC: https://www.uc.pt/cultura/orphika/brochura_orphika_2022_09112022.pdf/

Website da artista: https://carincur.com/

Agência: https://zabra.co/

PARTILHAR: