[object Object]

Jogos Universidade de Coimbra estão de regresso para fomentar uma “prática desportiva regular”

Divididos em 5 ligas e 8 modalidades, os Jogos Universidade de Coimbra (JUC) pretendem fornecer um “conjunto de valências muito para lá da sala de aula”. Presidente da DG/AAC destaca papel dos JUC na captação de estudantes para as secções desportivas da AAC.

Está de regresso mais uma edição dos Jogos Universidade de Coimbra (JUC). De novembro a maio de 2023, a comunidade académica tem acesso a um conjunto de ligas desportivas “informais”, cujo objetivo, segundo Filipa Godinho, diretora adjunta do Estádio Universitário, é fomentar uma “prática desportiva regular”. Por agora, são 8 as modalidades previstas para a edição deste ano: andebol, badminton, basquetebol 3×3, futebol de 7, futsal, ténis, ténis de mesa e voleibol.

Estas modalidades integram as 5 ligas que constituem os jogos, cada uma destinada a uma porção da comunidade da UC, segundo nos explica Filipa Godinho.

A Liga Inter-residências, dirigida aos estudantes que habitam as residências universitárias, surge mais uma vez após o “sucesso” que teve na edição anterior: foram 506 participantes de um universo de 1300 residentes, o que, segundo Nuno Correia, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), constitui uns “muito satisfatórios” 40% do total. O administrador destacou ainda o papel “social” que tem esta liga.

Durante a apresentação da edição deste ano, e perante uma plateia preenchida pelos vários núcleos de estudantes, João Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), destacou as “potencialidades” destes jogos na promoção do desporto universitário, mas também ao nível da promoção das secções desportivas desta associação de estudantes. João Caseiro alertou ainda os núcleos de estudantes para o seu papel na captação de estudantes para a prática desportiva.

Já no final da cerimónia de apresentação,  o vice-reitor, António Figueiredo, fez uso da sua palavra para destacar o papel formativo do desporto na vida dos estudantes. “Há esta lógica de utilizar o desporto como um instrumento complementar do processo de formação dos nossos estudantes”, afirmou o vice-reitor.

As inscrições para a Liga Minerva e a Liga 2 I’s abriram no dia 12. Já a abertura das inscrições para a Liga Académica dependerá da organização dos respetivos núcleos de estudantes, sendo que numa primeira fase esta liga decorrerá a um nível intranuclear. Para mais informações, pode sempre consultar o separador desporto no site uc.pt.

PARTILHAR: