Valorização dos diplomados vai ser tema da Festa das Latas
A festa dos estudantes vai dar destaque especial às componentes culturais e tradicionais. O evento não vai deixar de lado as reivindicações políticas. A valorização dos diplomados vai ser tema.
O cartaz da Festa das Latas e Imposição de Insígnias foi apresentado hoje, na Loop Company, num evento que contou com a presença de João Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e Rodrigo Marques, administrador da AAC.
Para João Caseiro, a Latada é uma das festas mais importantes do mundo académico, que marca o início do ano letivo e que ajuda a promover a integração dos novos estudantes. A festa deste ano, está de regresso nos seus moldes habituais, o que inclui a aposta nas vertentes culturais e tradicionais.
Rodrigo Marques, administrador da AAC, sublinha a presença de artistas internacionais nas Noites do Parque, algo que não é comum na Festa das Latas e que, de acordo com o dirigente, pretende valorizar ainda mais a festa.
João Caseiro assinala ser o encontro organizado “por estudantes para estudantes”, e por isso, este deve também ser um veículo que permita espelhar as reivindicações dos mesmos.
Este ano o tema vai ser a valorização dos diplomados, com atenção especial para a sua remuneração que, segundo um estudo da Fundação José Neves, tem estado estagnada. O mote vai estar patente durante a marcha do cortejo e também nas barracas presentes no Parque da Canção.
De modo a evitar tempos de espera elevados e filas longas na compra dos bilhetes gerais, a organização iniciou a pré-venda de bilhetes na semana das matrículas. Até agora foi possível, em quatro momentos distintos, adquirir o bilhete antecipadamente. A previsão é que com a venda antecipada seja possível garantir uma diminuição dos constrangimentos que se verificaram em festas anteriores, afirmou Rodrigo Marques.
O preço dos bilhetes diários varia entre os 8 e os 12 euros e o bilhete-geral tem um custo de 40 euros.
A Festa das Latas decorre de dia 3 a 9 de outubro, um evento que vai contar com o Sarau Académico, a Serenata, a Revolta do Grelo e ainda com atuações de Quim Barreiros, Profjam e David Carreira, entre outros, no Parque da Canção.