[object Object]

Projeto apoia pessoas em situação de desemprego a iniciar negócios

Projeto COL.ECO oferece capacitação digital e promove ferramentas de inclusão laboral. A coordenadora dos programas recorda os casos de sucesso das edições anteriores.

Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Programa de Incubação e para a primeira edição do Programa de Capacitação Digital, inserido no Projeto COL.ECO – Colaboração na Organização Local de Economia Eco sustentável do Concelho de Coimbra. O Projeto COL.ECO é promovido pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e do Programa Portugal Inovação Social. A RUC falou com Rute Castela, coordenadora do projeto, que nos elucidou sobre o financiamento da iniciativa.

O Programa de Incubação destina-se a pessoas em situação de desemprego ou subemprego, que desejam criar o seu próprio negócio ou projeto, com pressupostos de sustentabilidade ambiental. Já o Programa de Capacitação de Literacia Digital, aliada à componente da procura ativa de emprego, destina-se a pessoas em situação de desemprego de longa duração. Rute Castela afirma que os programas, como se pode confirmar pelas edições passadas, não têm limites de idade.

Ambos os programas têm uma componente de formação presencial coletiva e outra de acompanhamento individual. O Programa de Incubação, destinado àqueles que desejam criar o seu próprio negócio ou projeto, disponibiliza acompanhamento nas áreas da gestão estratégica e financeira, comunicação, redes e multimédia, inovação, colaboração e eco-design, assim como no desenvolvimento de outras competências transversais. A organizadora destaca os casos de sucesso dos participantes nas duas primeiras edições.

Sobre a divulgação das iniciativas, a coordenadora afirma que é mais vantajoso anunciar as edições dos programas com poucos dias de antecedência. Segundo Rute Castela, assim os interessados têm mais tendência para se inscrever e não deixar passar a oportunidade. Para os associados da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, as divulgações foram divulgadas uma semana antes.

Ambos os Programas são gratuitos e começam a 27 de setembro, com candidaturas abertas até dia 20 de setembro. A 3ª edição do Programa de Incubação é limitadas a 10 participantes. As inscrições são feitas através do formulário, que pode ser acedido pelo link: https://forms.gle/TtVoNde3ycYpPMvN6. Já as inscrições para a primeira edição do Programa de Capacitação de Literacia Digital apenas têm cinco vagas. Para este programa pode-se inscrever através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 968 693 998.

PARTILHAR: