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APBC questiona sucesso de exposição de lojas da Baixa no Fórum Coimbra

Segundo a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), a iniciativa “Shop In Market” ficou “aquém do expectável”. Câmara Municipal diz que objetivo foi cumprido.

Terminou na passada quarta-feira, dia 31 de Agosto, a iniciativa “Shop in Market”, cujo objetivo era expor lojas da Baixa da cidade no Fórum Coimbra, dando-lhes mais visibilidade, e atraindo novos clientes para a zona histórica da cidade. A seleção dos estabelecimentos esteve a cargo de um júri composto por elementos das cinco entidades parceiras da iniciativa – Câmara Municipal de Coimbra, Fórum Coimbra, União das Freguesias de Coimbra, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e CoimbraMaisFuturo. Foram três as lojas que estiveram em exposição durante os 15 dias em que decorreu a iniciativa.

APBC não vê um “lucro direto” para a Baixa de Coimbra

A RUC esteve à conversa com Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), uma das entidades parceiras da “Shop in Market”. Apesar de achar que é um “primeiro passo”, Assunção Ataíde não viu esta iniciativa como “grande benefício” para o “coletivo” da Baixa de Coimbra.

Embora admita que, para as lojas participantes, a mostra foi um “bom exercício de marketing”, a presidente da APBC afirmou que a adesão à iniciativa ficou muito “aquém do expectável”, referindo que a quantidade de lojas que participaram na iniciativa não foi significativo em termos de representação da Baixa como um todo.

Assunção Ataíde deixou ainda a sugestão de trazer “marcas âncora” do Fórum para a Baixa de Coimbra. Para a presidente da APBC, este “segundo passo” seria a “melhor estratégia” a seguir.

Câmara afirma que iniciativa “cumpriu o objetivo previsto”

Em entrevista à RUC, o vereador Miguel Fonseca, remeteu quaisquer comentários sobre as afirmações da presidente da APBC para após uma reunião de balanço da iniciativa. No entanto, o vereador com a pasta do comércio admite que o objetivo principal – dar visibilidade às lojas da Baixa – foi atingido.

Para além das três lojas presentes, também cinco instituições de ação social participaram na atividade, onde foi possível apoiar e conhecer o seu trabalho. O vereador destacou o ênfase dado pela iniciativa ao “papel invisível” que têm estas organizações na sociedade.

Quanto à sugestão dada por Assunção Ataíde, Miguel Fonseca não descartou a possibilidade de ter mostras de lojas do Fórum na Baixa de Coimbra, embora não o veja como prioridade. O vereador destacou ainda o “pleno empenho” do executivo municipal em “aumentar a densidade comercial” na Baixa de Coimbra.

Segundo Miguel Fonseca, perto de um milhão de pessoas visitaram o Fórum Coimbra durante o mês de Agosto.

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

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