[object Object]

Prémio Literário Manuel Alegre foi adiado

A Direção Geral da Associação Académica de Coimbra adiou a entrega do Prémio Literário Manuel Alegre. O anúncio está agora previsto para julho, com a cerimónia da entrega do prémio em setembro.

Um mês após a data prevista para a entrega do prémio, no site da Associação Académica de Coimbra (AAC), a 24 de junho de 2022, ainda se pode ler que o “anúncio do vencedor prevê realizar-se no dia 22 de maio de 2022”. No entanto, a Direção Geral da AAC (DG\AAC) informou, em entrevista à RUC, que a entrega do Prémio Literário Manuel Alegre foi adiada.

Madalena Caetano, membro do pelouro da Cultura da DG\AAC, explica à RUC que a AAC sentiu a necessidade de adiar a entrega do prémio, devido à quantidade de variáveis difíceis de conjugar.

A estudante de Direito admite que a AAC, a entidade responsável por fazer o tratamento processual das candidatura, não informou publicamente o atraso da entrega do prémio da segunda edição da iniciativa. No entanto, afirma que os participantes que passaram à fase seguinte foram avisados.

Tanto a data da entrega do prémio, bem como o regulamento do mesmo encontram-se desatualizados no site da Académica. Quando questionada sobre o sucedido, Madalena Caetano declara ser competência de outro membro da equipa.

A dirigente da AAC adianta que o anúncio do prémio está previsto ocorrer em julho. No entanto, Madalena Caetano explica que a cerimónia pública só deve acontecer em setembro, de forma a ter a participação pública que o prémio merece.

Da primeira para a segunda edição houve menos participantes a inscreverem-se. A estudante acredita que o sucedido ocorreu devido a um escrutínio mais apertado na aceitação de candidaturas.

A segunda edição do prémio Manuel Alegre premeia obras literárias, na área do conto, com quinze mil a trinta mil caracteres. O vencedor da segunda edição será galardoado com o valor de dois mil euros e verá a sua obra editada, distinguindo-se, ainda, outras quatro obras que serão, também elas, editadas.

A AAC lançou, no dia 19 de fevereiro de 2021, o Prémio Literário Manuel Alegre, concurso de escrita aberto a todos os estudantes do Ensino Superior Português. A iniciativa visa incentivar a criação de obras literárias por parte de escritores anónimos que sejam estudantes matriculados em qualquer instituição de ensino superior português.

PARTILHAR: