[object Object]

Sons da Cidade encerra com 9ª Sinfonia de Beethoven

A nona edição do Sons da Cidade, projeto dinamizado pela Associação Ruas, que reúne a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Direção Regional da Cultura do Centro, encerrou hoje, com um concerto na Rua da Sofia.

Em 2022, celebra-se o nono aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra (UC), Alta e Sofia, na Lista do Património Mundial da UNESCO. Este ano, acontece também a nona edição do Sons da Cidade, evento organizado pela Associação Ruas. O encerramento da programação aconteceu dia 22 de junho, pelas 21 horas, com um concerto da Orquestra Clássica do Centro, que interpretou a Sinfonia Nº 9 de Beethoven. O vice-reitor da Universidade de Coimbra para o património, Alfredo Dias, justifica a escolha da atividade.

Uma oportunidade para rasgar novos olhares sobre os espaços e construir novas memórias junto do património que é nosso.” Eis a descrição da nona edição dos Sons da Cidade pela organização do evento. Sob o mote Olhares com Rosto, pretendeu-se redescobrir a cidade na sua plenitude, ocupar o espaço e proporcionar momentos de convívio. O representante da Universidade faz um balanço positivo dos eventos e desvenda pistas para o próximo ano.

A Alta da cidade de Coimbra tem sofrido extensas obras de requalificação. Em diversos locais emblemáticos, como nas escadas do Quebra Costas, a pedra de calcário, própria da zona centro, foi substituída por granito. Inquirido sobre os desafios de preservar o património sem o descaraterizar, Alfredo Dias responde.

Acrescenta, ainda, que só quando as obras estiverem concluídas, será possível fazer um balanço dos trabalhos. A Associação Ruas, da qual o vice-reitor para o património faz parte, tem por objetivo recriar e repensar a Universidade, Alta e também a rua da Sofia. Afinal, qual o futuro para esta zona da cidade, que outrora foi o polo zero da UC?

Este ano, a programação do Sons da Cidade contou com várias visitas guiadas, algumas delas a edifícios que normalmente não podem ser visitados, como é o caso da Igreja da Nossa Senhora do Carmo, atualmente em obras. A Orquestra Clássica do Centro foi a estrela da edição, tendo atuado em vários espaços da cidade e dando o último espetáculo em plena rua da Sofia.

O Sons da Cidades regressa no próximo ano, para assinalar o décimo aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra no Património Mundial da UNESCO.

PARTILHAR: