[object Object]
22.06.2022POR Gonçalo Pina

Coimbra e a sua Arquitetura são o foco da iniciativa ‘Casa Adentro’

Evento convida cidadãos a descobrir espaços pouco conhecidos da cidade. Jovens estudantes vão conduzir algumas das visitas que acontecem ao longo deste sábado.

O projeto ‘Casa Adentro’, que ocorre no próximo dia 25 e que pretende dar a conhecer alguns dos imóveis da cidade aos cidadãos, foi apresentado em conferência de imprensa na passada segunda-feira.

A coordenadora do projeto, Margarida Mendes Silva, afirmou ser esta já a terceira vez que propunha a ideia à Câmara Municipal de Coimbra. Segundo explica, a ideia passa por trazer a arquitetura aos conimbricenses.

Enquanto as visitas orientadas são comandadas por alguns estudantes voluntários da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, as visitas comentadas são feitas por diferentes personalidades, entre as quais José Manuel Silva, presidente da Câmara.

Na sua intervenção, o autarca salienta o interesse que teve em apoiar a iniciativa e considera que nem sempre as pessoas têm a oportunidade para conhecer os espaços da cidade.

Por seu lado, Miguel Correia, presidente do Departamento de Arquitetura da FCTUC, define esta como uma oportunidade para Coimbra através do seu património.

Segundo Margarida Mendes Silva, apesar de ainda haver vontade para explorar mais imóveis do domínio privado, o desconhecimento dos espaços que vão ser apresentados foi um dos critérios para a construção do roteiro.

O Casa Adentro conta com os apoios da Câmara Municipal de Coimbra, Centro Cultural Penedo da Saudade e do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Todas as visitas são de entrada livre e não necessitam de marcação prévia.

 

PARTILHAR: