[object Object]
22.06.2022POR Informação RUC

Coimbra volta a receber tradições académicas na sua plenitude

Matias Correia, Dux Veteranorum, destaca o normal regresso das tradições académicas que voltam a fazer parte da caminhada académica dos estudantes.

Decorreu este domingo, durante a manhã, o regresso da Bênção das Pastas da Queima das Fitas, que teve lugar na Sé Nova. O evento contou com centenas de estudantes finalistas, enquanto muitas famílias e amigos permaneceram no Largo da Feira dos Estudantes, onde foi possível assistir à cerimónia através de um ecrã gigante.

Em entrevista à RUC, o Dux Veteranorum Matias Correia fez um balanço geral do normal regresso das tradições académicas e da importância das cerimónias para os estudantes. Matias confessa que a Bênção das Pastas, uma das poucas cerimónias que se manteve durante a pandemia, foi um “sucesso” e que o regresso da celebração à Sé Nova esteve completamente cheia.

Para Matias Correia, aquilo que marca verdadeiramente a Queima das Fitas e o percurso dos estudantes são as tradições académicas que se vivem na cidade. O Dux salienta ainda que, apesar da pandemia, as atividades tradicionais têm cada vez mais significado para os novos estudantes.

Em entrevista à RUC, Matias Correia tinha afirmado que a tradição era como um parente pobre da Queima das Fitas e, em resposta, Carlos Míssel, coordenador-geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) afirmou que a forte adesão ao cortejo era prova do contrário. No entanto, o Dux lembra que muitas das tradições académicas não recebem a mesma atenção que cerimónias como a Serenata e o Cortejo.

Com o fim da Queima das Fitas 21/22, o Conselho de Veteranos faz um balanço positivo das cerimónias que decorreram, apesar de alguns problemas de logística.

(Fotografia: Secção de Fotografia da AAC)

PARTILHAR: