[object Object]
15.06.2022POR Informação RUC

Coimbra vai apoiar a construção do centro de formação do Hospital Central da Cidade da Beira, em Moçambique

A Câmara Municipal de Coimbra vai apoiar financeiramente, com 100 mil euros, a construção do Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde da Cidade da Beira. O apoio financeiro à reconstrução do Hospital Central da Cidade da Beira foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da autarquia de Coimbra.

Esta ajuda, que surge no âmbito de um protocolo firmado entre a autarquia e a Associação Health4Moz – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, vem no seguimento de outros apoios, que tiveram lugar num passado recente, à Cidade da Beira, cidade geminada com Coimbra desde 1997 e que em março de 2019 foi afetada pelo ciclone Idai.

O Presidente da Câmara, José Manuel Silva, considera que o apoio à cidade Moçambicana, iniciado no passado deve continuar, dado os bons resultados obtidos anteriormente.

Hernâni Caniço, vereador do Partido Socialista, destacou que o apoio de Coimbra à Cidade da Beira não se iniciou hoje, relembrando o trabalho efetuado por executivos anteriores. Apesar da aprovação desta iniciativa por parte do seu partido, o vereador sublinha que poderiam haver outros projetos a desenvolver na Cidade da Beira, em que o apoio de Coimbra poderia revelar-se mais determinante.

De olhos postos no futuro desta parceria, Hernâni Caniço sugere a tele-medicina como um campo a explorar pelas duas cidades. O vereador justifica que esta é uma área da medicina com um excelente rácio custo-benefício, apontando o Hospital Pediátrico de Coimbra como uma possível entidade parceira.

A apoiar a reconstrução do Hospital da Beira, destruído pelo ciclone Idai em 2019, estão para além de Coimbra, as cidades do Porto e de Sintra.

PARTILHAR: