Imagem principal
12.05.2022POR Informação RUC

Eleições Assembleia de Revisão de Estatutos: Lista E pretende “encontrar, explicar e enquadrar” estatutos da AAC

A uniformização da Associação Académica de Coimbra (AAC) com um trabalho de entreajuda entre as estruturas é o que pretende a lista E. Encontrar, explicar e enquadrar são os pontos de partida da candidatura da lista encabeçada por César Sousa.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, o estudante da Faculdade de Direito começa por nos apresentar a lista E como um projeto diversificado e representativo onde contemplam um grupo experiente e com participação nos vários setores da Academia.

Depois de reunir pessoas experientes e preparadas a ocupar os cargos, César Sousa, dá a conhecer as linhas orientadoras da sua lista. Encontrar, Explicar e Enquadrar são as guias que a lista E pretende seguir. O candidato propõe que se crie um triângulo mental e começa por explanar o primeiro vértice, “Encontrar os Estatutos”.

Encontrar os Estatutos é o ponto de partida para a criação do triângulo e César Sousa, tenciona ainda, dentro deste parâmetro, realizar reuniões periódicas nas diferentes faculdades e departamentos para obter um feedback da comunidade.

Ainda dentro deste eixo orientador, o cabeça de lista, preconiza a criação de um formulário para elementos dos estatutos poderem comunicar eventuais problemas ou até dar sugestões.

Ainda no que diz respeito às linhas condutoras da lista E, o termo “Explicar” refere a clareza no esclarecimento dos Estatutos de forma a que seja percetível a toda a comunidade a razão por detrás de cada artigo.

Por último, e com o intuito de estabelecer as relações entre as várias estruturas e associados, César Sousa fala na importância da cooperação e de resolver problemas semelhantes ao que houve entre o Núcleo de Estudantes de Economia com o Grupo Ecológico.

O estudante da Faculdade de Direito frisou ainda a recente introdução da Comissão Disciplinar, o que faz com que a sua génese possa ser, por vezes, impercetível e facilmente confundida com a Comissão Fiscal.

Já no final da conversa, César Sousa, lembrou os núcleos e as secções, e a falta de cooperação que por vezes ocorre entre os dois, que para o candidato, se pode justificar pela distância geográfica.

Como resolução para esta problemática, diz ser preciso promover a cooperação entre as várias estruturas.

Com estas medidas, a lista E pretende elevar os estatutos e a AAC a um estado de maior harmonia e melhor funcionamento.

As eleições para a Assembleia de Revisão dos Estatutos vão acontecer na próxima quarta feira, dia 18 de maio.

PARTILHAR: