[object Object]

João Caseiro: [Sobre a nota de repúdio] «Não vejo de todo como uma derrota. Acho que foi uma vitória para a Magna»

No dia da tomada de posse da nova DG/AAC, dia 2 de maio, o programa Observatório recebeu o presidente empossado, João Caseiro. O rescaldo da última Assembleia Magna (AM), as obras no edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Arraial Social foram os temas de destaque na entrevista.

O Observatório de segunda-feira, dia 2 de maio, contou com o comentário de João Caseiro, o mais recente presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

“Estamos pendentes da licença por parte da Câmara Municipal de Coimbra”

O administrador da AAC, Rodrigo Marques, em entrevista à RUC, afirmou que a primeira fase das intervenções na sede da AAC iria ser iniciada a 2 de maio. Quando questionado se as intervenções já tinham sido iniciadas, Caseiro lamentou o atraso. O novo presidente explica o incumprimento do prazo estipulado pela própria DG/AAC com a espera de licenças por parte da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
A requalificação do edifício vai durar cinco meses e o impacto negativo que terá nas secções da AAC será, na sua maioria, apenas ruído, segundo João Caseiro.

“Não concordamos com as declarações que o reitor fez”

O estudante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação fez ainda o rescaldo da AM que ocorreu no dia 27 de abril. A AM ficou marcada por uma discussão que durou várias horas, protagonizada por dois documentos que davam resposta às declarações polémicas do reitor à RUC. Apesar do documento aprovado não ter sido o apresentado por João Caseiro, este não considera o acontecimento uma derrota. Declara que foi uma vitória os estudantes terem contribuído para uma AM tão concorrida.

“Se aquilo que a AAC tem enquanto posição é o repúdio às declarações do reitor, essa é a nossa posição, claro”

Uma das grandes discussões em magna foi o pedido de vários estudantes, que intervieram ao longo da sessão, para ter uma resposta direta de repúdio face às declarações do reitor da parte da DG|AAC. Quando questionado se repudiava as declarações do reitor da Universidade de Coimbra, o novo presidente afirma que a posição da DG/AAC é aquela que foi decidida em Magna, ou seja, condenam as declarações proferidas.

“A nível de lucro ainda não temos apurado quanto é que foi o bolo financeiro”

Acerca do Arraial Social que ocorreu a 28 de abril com o objetivo de ajudar as residências universitárias a angariar fundos para a compra de equipamentos e aparelhos eletrodomésticos, o estudante afirma que, apesar de acreditar que o arraial iria correr bem, não o podia garantir devido às condições meteorológicas. No entanto, Caseiro pôde adiantar que o arraial foi muito positivo, algo que podia ser confirmado pela afluência nos Jardins da AAC nesse dia, apesar de não conseguir dizer quanto dinheiro é que foi angariado para as residências.

O estudante de mestrado confessa ainda não saber se o seu papel como dirigente associativo irá terminar após o mandato da atual DG/AAC terminar.

A entrevista completa pode ser ouvida através do link acima ou no nosso Spotify.

PARTILHAR: