[object Object]

João Gabriel: “Falta a vontade política e a vontade catedrática de nos ajudar”

O projeto desportivo da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra, as dificuldades com que esta se depara e ligação à Academia e à cidade estiveram em destaque no observatório desta quinta feira.

O comentário do observatório de quinta-feira, dia 21 de março, esteve a cargo de João Gabriel, o treinador da equipa sénior da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC).

Na conversa João Gabriel abordou a evolução que a equipa teve ao longo da época. O treinador destacou a juventude da equipa e o facto de grande parte dos jogadores serem, simultaneamente, estudantes da Universidade de Coimbra. Depois de uma primeira fase da época em que não atingiu os objetivos devido a algumas “dores de crescimento”, o grupo partiu para uma série de 9 vitórias consecutivas que faz com que o percurso na fase de manutenção seja irrepreensível com 8 vitórias em 8 jogos.

João Gabriel destacou o trabalho que é feito na formação, não só a nível futebolístico, mas acima de tudo na formação “como homens” dos jovens, fomentando o estudo e dando valores importantes para a vida. Também a nível formativo o treinado destacou o papel de José Viterbo, coordenador-técnico da Secção, que soube exponenciar a atratividade da Secção e a ligação entre os vários escalões, algumas das razões que aponta para que hoje haja cerca de 300 atletas na SF/AAC.

O treinador da equipa sénior da Secção de Futebol lamentou os entraves que são muitas vezes colocados por quem mais devia apoiar as secções desportivas, nomeadamente a reitoria da UC que continua a pedir valores demasiado altos para a utilização dos espaços. João Gabriel falou ainda do desporto universitário e de como devia ter outra dimensão em Coimbra e no país, o treinador deu o exemplo da vizinha Espanha que há muito se adiantou neste aspeto, para não falar dos Estado Unidos da América.

Nesta entrevista em que abordou ainda, entre outros temas, a equipa feminina da Secção de Futebol, João Gabriel falou da ligação que há à AAC e as restantes Secções da Casa explicando a importância da união das Secções em prol da Académica. João Gabriel lançou ainda o apelo a que os estudantes compareçam em força nos jogos dos vários escalões da Secção de Futebol, porque todos são verdadeiros academistas e com o apoio da bancada irão “correr ainda mais rápido”.

A entrevista pode ser ouvida na integra em formato “podcast” acima ou no Spotify da RUC.

PARTILHAR: