[object Object]

Semana Internacional do Cérebro: O Sono

A Semana Internacional do Cérebro é mais uma vez assinalada pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) com diversas atividades e palestras. Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC-UC explica a importância do sono e dá alguns conselhos aos estudantes.

“Trilhos do Cérebro” é o tema da iniciativa em 2022 e pretende sensibilizar para a importância do estudo do cérebro e do seu papel fundamental numa vida saudável. Dia 18 de março celebra-se o Dia Mundial do Sono. Em entrevista à RUC, Ana Rita Álvaro doutorada em Neurociências do sono e investigadora do CNC-UC explica que o sono é uma função básica de todos os organismos e é essencial para o crescimento dos mais pequenos  e para o bem estar dos adultos.

A investigadora acrescenta que o sono é essencial para o nosso bem estar e equilíbrio,  já que é enquanto dormimos que ocorre a estabilização das nossas funções celulares e moleculares.

A privação de sono induzida pelo próprio indivíduo ou pela presença de uma patologia, vai haver resultar em desequilíbrio de todo o nosso organismo. Mesmo as hormonas que controlam o apetite são reguladas durante o sono para que no dia seguinte tenhamos uma sensação de saciedade e energia fazendo-nos comer de forma saudável sem procurar energia adicional em alimentos mais calóricos.

Embora o sono seja crucial para o nosso equilíbrio fisico e mental existem inúmeras pessoas com dificuldades a este nível. Ana Rita Álvaro explica que para um sono de qualidade é necessário cumprir um determinado conjunto de regras da higiene do sono de modo a melhorar os nossos períodos de descanso.

A tentativa de abstracção dos nossos problemas no momento de adormecer, o evitar a luz dos ecrãs que dá informação ao nosso cérebro que ainda é de dia, a redução do exercício fisico intenso nas horas próximas de ir dormir e um ambiente ameno e tranquilo no nosso quarto são algumas dicas que podem ajudar-nos a melhorar a qualidade do nosso sono.

Embora a média diária de horas de sono recomendada para adultos entre os 18 e os 65 anos seja de 8 horas, Ana Rita Álvaro refere que este valor depende de pessoa para pessoa e varia com a idade.

Já no final da entrevista a investigadora refere que os estudantes muitas vezes não respeitam os períodos de de sono como deveriam sendo comuns as “diretas” antes das avaliações. Ana Rita Álvaro relembra que é durante o sono que ocorre a consolidação de memórias. Por isso, por muito que se estude no dia anterior, sem um período de descanso adequado a informação não vai ficar armazenada

O conselho é para que durante todo o ano letivo os estudantes sejam regrados, disciplinados e organizados para que não tenham de exigir demasiado do seu organismo nos momentos das avaliações levando a resultados menos favoráveis.

A Semana Internacional do Cérebro decorre entre os dias 14 e 20 de março, mas a programação do CNC-UC vai estender-se até dia 30.

PARTILHAR: