[object Object]

FMUC e CMC assinam protocolo para promover apoio ao cuidador informal

Acordo visa recuperar proximidade entre doentes e médicos que restrições relativas à pandemia da covid-19 acabaram por roubar.

A promoção de programas e projetos no âmbito das áreas dos cuidados continuados e paliativos e solidariedade social foi o mote para o projeto de colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Carlos Robalo Cordeiro, diretor da faculdade, salientou a importância deste acordo com o executivo municipal e explicou que o apoio aos cuidadores informais já tem sido uma preocupação da instituição.

Depois de as restrições impostas pela covid-19 terem afastado os estudantes dos doentes, Carlos Robalo Cordeiro assinala a relevância que esta parceria tem ao restabelecer uma relação de proximidade com os futuros médicos. Para o responsável, as “soft skills” que se ganham nestes programas são fundamentais a qualquer profissional.

O diretor da FMUC recordou ainda o perfil do recém-formado médico em Portugal, um documento elaborado pelo conselho das escolas médicas, que indica que, no seu entender, as competências do humanismo ou da empatia são hoje “tão importantes” como o conhecimento médico.

Esta iniciativa vai ser dinamizada pelo Núcleo Universitário de Voluntariado dos Estudantes de Medicina (NUVEM), um projeto criado com o objetivo de contribuir para minimizar os obstáculos que o Cuidador Informal enfrenta no dia-a-dia.

(Fotografia: FMUC)

PARTILHAR: